Image hosted by Photobucket.com
26.1.07
 

Um dos discos que melhor impressão me causou em 2006 foi Frequency, título homónimo do novo quarteto do multi-instrumentista Ed Wilkerson (saxofone tenor, clarinete, flauta, percussão), da grande família que são os 8 Bold Souls; Nicole Mitchell (flautas, melódica, harpa egípcia, voz e saco de plástico), filha de Roscoe Mitchell; Harrison Bankhead (contrabaixo e violoncelo, flauta e percussão); e Avreeayl Ra (percussão e flautas) – gente com fortes ligações, directas ou indirectas à actual AACM e ao seu legado de 40 anos de actividade em prol dos músicos e da música improvisada que tem tido em Chicago um inestimável papel dinamizador e difusor. É nessa continuidade que se inscreve a música do Frequency, um passo mais em direcção ao futuro de uma música com profundas raízes no passado. Partindo dessa memória (Art Ensemble of Chicago, Sun Ra, Muhal Richard Abrams...), património no qual se estrutura, a música expande-se nas mais variadas e interessantes direcções, percorre caminhos do jazz, groove e world de modo inventivo, como que a fechar o círculo entre o presente, o passado e o que está para acontecer. O quarteto propõe numa sessão tributária do espírito e da forma dos velhos tempos da Delmark, recuperando memórias e injectando sangue novo num corpo que nos últimos 40 anos não cessou de se transformar. Respeito pela tradição e afirmação de progresso é o credo de Frequency. Edição da Thrill Jockey.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Passados os tempos revolucionários da juventude, P...
  • Sonoridades, Porto
  • As completas de Mingus em Paris, Outubro de 1970. ...
  • Vinny, o grande Vinny Golia e o seu quinteto reali...
  • Alípio C Neto (saxofone tenor), Ben Stapp (tuba), ...
  • Trinta e seis anos medeiam entre a primeira aventu...
  • Greenleaf Music's Third Paperback Series release i...
  • John Shiurba 5X5 with Anthony Braxton: 1.2=A - Joh...
  • Phalba (Ila: Multiplex); Chimanzzi (Variant); Cant...
  • No Fun Fest 2007. Maio, 17 a 20. The Hook, Brookly...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger