Image hosted by Photobucket.com
7.1.07
 

O conceito de jazz moderno dos anos 60 foi-se construindo paulatinamente com discos destes, quase sempre portas da Blue Note adentro. Maiden Voyage, o quinto disco de Herbie Hancock como líder, marca uma viragem estética do pianista, embarcado nesta viagem inaugural pelo modalismo, passada a ressaca do bop e entrando pelas descobertas de George Russell, aprofundadas por Miles Davis. Maiden Voyage podia ter sido gravado hoje ou ontem, tal é a frescura da sessão para a Blue Note, descontando algum tempero próprio da época; mas não foi, foi há 41 anos. George Coleman, saxofone tenor, Freddie Hubbard, trompete, Ron Carter, contrabaixo, e o incrível Tony Williams, bateria (por sinal, a secção rítmica do segundo grande quinteto de Miles Davis...).
Edição rudyvangeldarizada sem grande acrescento sonoro, se se comparar com a anterior edição Blue Note em CD, ela por ela. Talvez devesse ter levado outra demão nas baixas frequências, que sei eu? Os pratos de Tony Williams é que ganharam asas. A música é excelente e Maiden Voyage fica cravado entre os melhores de sempre de Herbie Hancock. Brilhante.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • REMEMBERING DEWEY REDMANSunday, January 7, 2007Sai...
  • Pauline Oliveros, The Blue Rider Ensemble, William...
  • A talentosa Jess Rowland, compositora e improvis...
  • Alexander von Schlippenbach, Evan Parker, Paul Lov...
  • Grant Green. Desde uma tarde memorável na Lagoa de...
  • diatribes - logique du désordre (2006)
  • Ornette Coleman, Who’s Crazy? - Part 1Church Numbe...
  • Calendário próximo da ICP Orchestra
  • NEWSLETTER - January 5th, 2007
  • Outro discaço de 2006, que não vejo referido nas l...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger