Image hosted by Photobucket.com
12.1.07
 
Fred McDowell nasceu em 1904 ou em 1905, não se sabe ao certo, em Rossville, Tennessee, no seio de uma família de agricultures que cultivavam terras nos arredores de Memphis. Passou a ser conhecido anos mais tarde por "Mississippi" Fred McDowell. Cultivou um estilo de Delta Blues personalizado, voz áspera, bottleneck e slide guitar a doer, muito influenciado por Charly Patton e por Son House, os maiorais do Delta.
I made up a lot of the songs I sing. It's like you hear a record or something or other. Well, you pick out some words out of that record that you like. You sing that and add something else onto it. It's just like if you're going to pray, and mean it, things will be in your mind. As fast as you get one word out, something else will come in there. Songs should tell the truth... When I play-- if you pay attention, what I sing the guitar sings, too. And what the guitar say, I say - "Mississippi" Fred McDowell.
Shake 'em on Down, o disco, testemunha uma actuação de "Mississippi" Fred McDowell no Gaslight Club de Nova Iorque, a 5 de Novembro de 1971, com Tom Pomposello em baixo eléctrico. Fred revisita o seu songbook e alguns clássicos e tradicionais do género (Shake 'Em on Down, I'm Crazy About You Baby, John Henry, You Got to Move, Someday, Mercy, Lovin' Blues, White Lightnin', Baby Please Don't Go), que vai comentando alegremente com o seu característico sotaque rural do Mississipi.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • ARTHUR # 25
  • Faz parte da Trilogia da Mudança, projecto que vem...
  • No Indy - Independent Weekly, entrevista com o pe...
  • Zé da Mouraria Sextet (faltava o RA, atrás da obje...
  • O disco dos Rolling Stones que mais vezes ouvi. A ...
  • Bom blogue, o Manchas, de Luís Mourão. Por estas e...
  • Keith Fullerton Whitman: "How did he make this wor...
  • Ben Ratliff, no New York Times de 9 de Janeiro, so...
  • Evan Parker, saxofones / Barry Guy, contrabaixo / ...
  • Colaboração entre dois artistas sonoros de Colónia...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger