Image hosted by Photobucket.com
18.11.06
 

Fred Anderson & Hamid Drake em 70 minutos na Thrill Jockey. Back Together Again (2004) é um tratado de blues e soul, ancorado nas raízes dum e doutro, e filiado na história da AACM - Association for the Advancement of Creative Musicians. Depois, estes “cats” entregam-se à refrega com um ardor raro de se ouvir. Grande som de tenor aos 75 anos! O segundo volume é um CD ROM com imagens de concertos, documentários, entrevistas, etc. Comparável ao precedente Back at the Velvet Lounge (com Jeff Parker, Chad Taylor, Tatsu Aoki, Maurice Brown e Harrison Bankhead), na Delmark, Back Together Again é bastante melhor que aquele, no que aos traços de tenor diz respeito, já que Fred evitou repisar o mesmo chão, optando antes por trazer o saxofone para espaços pouco vistos ao longo da sua carreira. Nessa medida, Back..., servido pela polirritmia marcadamente afro de Hamid Drake, está mais próximo de Duets 2001 (Thrill Jockey), com o veterano Robert Barry, outra lenda de Chicago, baterista que foi de Sun Ra durante toda a década de 50. Além dos Thrill Jockey, há que não perder de vista os Okka, Southport (Chicago Chamber Music, 1997), Eremite, e os Atavistic/Unheard Music Series, discos que documentam parte substancial da relativamente pouco conhecida carreira dessa figura lendária de Chicago que é Fred Anderson. "Great Fred!" - exclamava um embevecido e emocionado Paulo Aranha, enquanto beijava as mãos do mestre, depois de ter visto este mesmo duo actuar em Lisboa, no Jazz em Agosto de 2002.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Evan Parker Electro-Acoustic Ensemble no Jazz on 3...
  • Nova corrida, nova viagem do Diggin’, quarteto de ...
  • Esta e muitas outras pérolas e raridades em vynil,...
  • o zurret d´artal: Estreia (hoje!) de Jesús Moreno ...
  • Em Maio de 1976, Sam Rivers organizou um festival ...
  • O caminho é curto e o destino reserva-nos boas e e...
  • In illo tempore, Charles Tyler, Mark Whitecage (te...
  • A notícia é mais que triste, desoladora e devastad...
  • Derek Bailey, To Play: The Blemish Sessions (samad...
  • Agradecimento ao Fernando Grilo por me ter emprest...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger