Image hosted by Photobucket.com
2.10.06
 

A impressão de ter ouvido algo a puxar para o lado académico, como um longo exercício de composição em estilo pós-braxtoniano, que subsiste após duas audições seguidas de From the Diary of Dog Drexel, disco de 2002 do Scott Fields Ensemble, é mitigada por outros aspectos a valorizar, quais sejam, a ductilidade das composições de Scott Fields e a capacidade do colectivo saber interpretar e voar para além da partitura, deitando por terra as fronteiras entre composição e improvisação.
Esta versão do Scott Fields Ensemble inclui Carrie Biolo (vibrafone, marimba e percussão diversa), Kyle Bruckmann (oboé e trompa) Guillermo Gregorio (saxofone alto e clarinete), Greg Kelley (trompete), Scott Fields (guitarras eléctrica e acústica), Stephen Dembski (direcção, temas 1-4) e Gregory Taylor (“constructor”, tema 5). O grupo desenvolve cinco movimentos de uma suite de câmara para cordas, sopros e percussão, correspondentes a diferentes estados emocionais retirados do diário da “personagem” ficcional Dog Drexel: Conflicted, Pissed, Bummed, Agitated e Medicated. Nos quatro primeiros segmentos o guitarrista de Madison deu indicações específicas aos membros do ensemble sobre como pretendia que o programa fosse desenvolvido, procurando sobretudo harmonizar o processo lógico de articulação entre as partes e o todo. No quinto e último movimento o desafio foi de outro tipo: gravar improvisações separada e individualmente, e conglomerá-las através da electrónica de Gregory Taylor. Daí a sua creditação como “construtor” neste grupo de músicos baseados em Chicago e Boston (Greg Kelley, trompetista do duo nmperign, com Bhob Rainey), que prima pela boa gestão das tensões, equilíbrio de elementos e interessantes combinações de cor e vocabulário.
Scott Fields Ensemble - From the Diary of Dog Drexel (Rossbin Records, 2002)

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • Vitor Joaquim apresenta os 6ºs Encontros de Músic...
  • Grande parte da música disponibilizada para descar...
  • Very RARE, edição revista e aumentada. A energia ...
  • Levado ou não pela onda dos códigos, que faz furor...
  • Gravado ao vivo no CBSO Hall de Birmingham, em Out...
  • A Radio 3 da BBC faz sessenta anos este sábado e ...
  • Jazz'In Tondela 2006 Tondela, 4 a 7 de Outubro. A...
  • Ernesto's podcast
  • Do saxofonista Rent Romus – fundador da Edgetone R...
  • Village of the Pharoahs e Love in Us All, de, r...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger