Caros Amigos,
Serve a presente missiva para anunciar, urbi et orbi, que, na próxima 5ª, 22/06, pelas 22h, na GALERIARMAZÉM (Rua da Vinha, Bairro Alto, Lisboa), ocorrerá um evento musical das maiores grandeza e pertinência, em que pontificarão duas sumidades da música improvisada libanesa: Sharif Sehnaoui (guitarra eléctrica) e Mazen Kerbaj (trompete). Haverá, previamente, lugar a uma intervenção do seguinte e magnífico trio: Travassos (tapes), Armando Gonçalves Pereira (acordeão) e Miguel Martins (melódica). São estas razões mais que suficientes para contar com a presença de V. Exas. Obrigado. Miguel Martins
Antes disso - digo eu - o duo libanês actua no Porto na quarta-feira, 21 de Junho, às 22h00 (Café / Livraria Sem Mais Nem Menos - Rua Mártires da Liberdade, 130)
E diz o Esquilo: "A nova música improvisada do Médio Oriente tem vindo a desenvolver-se muito nos últimos anos e ganho uma atenção crescente devido à novidade refrescante que representa em termos internacionais, mesmo considerando as suas interacções com a música improvisada predominantemente ocidental.MAZEN KERBAJ e SHARIF SEHNAOUI, ambos do Líbano, são dois dos músicos mais importantes da nova improvisação vinda do Médio Oriente e têm, além de desenvolvido cenas locais estimulantes, afirmado a sua música nos circuitos internacionais.
Este será o primeiro concerto do duo em Portugal, integrado numa tour europeia que passará pelas principais cidades da Europa Continental.
MAZEN KERBAJ nasceu em 1975 em Beirute e aí reside. Iniciou-se na improvisação no ano 2000, dedicando-se à procura de uma nova original linguagem para o trompete. Em 2001, criou, com o músico Sharif Sehanoui, a associação MILL responsável pela difusão da música improvisada do médio oriente e do festival internacional IRTIJAL em Beirute (que junta músicos de todo o mundo). Em 2003 encontrou no austríaco Franz Hautzinger um parceiro musical com quem tem gravado frequentemente (incluindo um lançamento na portuguesa Creative Sources). De 2000 a 2005 tocou a solo ou em grupos por todo o mundo desde a Europa aos EUA. Para além de músico reparte o seu tempo com a pintura e a ilustração publicando os seus trabalhos em vários jornais e revistas. Editou em 2000 o seu primeiro livro de tiras cómicas e satíricas.
SHARIF SEHNAOUI nasceu em 1976 em Beirute no Líbano, e reparte actualmente o seu tempo entre esta cidade e Paris. Apesar de estudos em piano e jazz, dedica-se somente à guitarra improvisada (acústica e eléctrica) desde 1999. Tem tocado em vários grupos e colaborações nomeadamente com Stéphane Rives, Christine Sehnaoui, Mazen Kerbaj, Thierry Madiot, Phil Durrant, Franz Hautzinger ou Le Quan Ninh».