O quarteto PILLOW – violoncelista Fred Lonberg-Holm, membro do Brötzmann Tentet; Michael Colligan, soprador dos Flying Luttenbachers, aqui creditado em tuba e dry ice (o que quer que isto queira dizer); Liz Payne, em baixo, viola e percussão; e Ben Vida, guitarra e trompete (estes dois últimos, membros do Town and Country) – gravou quarto discos: "Pillow" (Boxmedia, 1998), "Field On Water" (Hereforeveralways, 2000), "Three Henries" (Hapna, 2001), e agora este "Plays Brötzmann" (Bottrop-Boy, 2006).
Inspirado no grande improvisador alemão – umas das figuras mais marcantes do free jazz e da livre‑improvisação europeia das últimas quatro décadas – o quarteto dispõe as suas armas ao serviço de uma leitura minimalista da música de Peter Brötzmann, o reverso da fúria que habitualmente o caracteriza, posto que o ambiente aqui é o da placidez quase bucólica das mais intrigantes paisagens sonoras experimentais. Brötzmann deve ter gostado destas “Images” e eu não lhe fico atrás no apreço por este recente lançamento da Bottrop-Boy, micro-editora alemã dirigida por Robert Meijer.