Image hosted by Photobucket.com
12.1.06
 


Outro dos grandes discos de 2005. Boas novas nos chegaram o ano passado do Norte da Europa. No que à free improv europeia concerne e em matéria de trabalho sobre som, tempo e espaço, nunca o GUSH (Mats Gustafsson, saxofones soprano, tenor e barítono; Sten Sandell, piano; e Raymond Strid, bateria), na precedente meia-dúzia de edições, havia ido tão longe e tão fundo. Norrköping trás de volta o fenomenal trio sueco em três peças de composição instantânea, gravadas em Maio de 2003: Handpicked (18’43), Sava (13’35) e Rhomb (26'37).
A movimentação dura uma hora inteira e alterna entre o sombrio, a média luz, e passagens vigorosas em altas rotações que se resolvem depois em placidez contemplativa. Como se o trio subisse esforçada e lentamente ao cume da mais alta montanha e se deixasse depois rolar pela encosta abaixo, numa extraordinária viagem cinematográfica por paisagens revolutas intervaladas por clareiras pacificadoras.
Comparado com o Aaly Trio e com The Thing, duas outras formações triangulares em que participa Mats Gustafsson, o GUSH continua a ser a que mais afincada e consequentemente professa o credo nas virtudes da livre improvisação. Razão bastante para que os aficionados do free jazz/improv não possam passar-lhe ao lado.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Wade Matthews & TrioWade Matthews (clarinete); Rui...
  • Outro livro que investiga o lado eléctrico da músi...
  • Sei Miguel Jazz--Out Leadership14.01.2006///23h00/...
  • Há algum tempo atrás, o saxofonista alto Seth Mis...
  • Publicado originalmente pela Sweet Earth, em 1979,...
  • Derek Bailey no Point of Departure de Janeiro de 2...
  • Improvisação shamânica? O escocês Ken Hayder inspi...
  • Sun Ra, Morton Street, Philadelphia. Junho de 1979...
  • Jason Bivins ouviu a mais recente dezena de ediçõe...
  • Bill Frisell a interpretar exclusivamente material...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger