Image hosted by Photobucket.com
18.10.05
  IMI Kollektief ao vivo na Trem Azul
Casa cheia para assistir à estreia na Jazz Store da Trem Azul, em Lisboa, do IMI Kollektief, co-liderado pelo saxofonista tenor Alípio Carvalho Neto e pela vibrafonista Elsa Vandeweyer.
O quinteto [vibrafone, saxofone tenor, trompete (fliscórnio, acordeão), contrabaixo e bateria] tocou música com vários parentescos visuais e sonoros, marcada por uma interessante coolness actual, tingida de classicismo e modernidade.
Durante rápidos 50 minutos, em ambiente descontraído e familiar, o som fluiu naturalmente, circulou de lá para cá, passou de uns para outros como que por osmose, filtrado, resumido e ampliado a escalas que chegaram a abanar a casa. Tempo suficiente para o grupo, partindo de composições originais de Alípio Carvalho Neto, Elsa Vandeweyer e de Jean-Marc Charmier, operar a síntese de planos e propósitos de depuração sonora. O que em nada prejudicou o desenvolvimento das ideias e a multiplicidade de direcções em que a música disparou, na procura consequente do ponto de equilíbrio entre o grande plano e o ínfimo detalhe.
As interessantes interacções tímbricas e tonais, a par de ousados contrastes e aproximações, potenciaram a liberdade de expressão dentro de cada tema. Assinale-se a mudança de papéis em cada composição, alternando posições de solo e acompanhamento, com os músicos circunstancialmente organizados em sub-grupos. Neste aspecto particular, destacaram-se as secções saxofone tenor/trompete e aquele que foi um dos momentos mais líricos e emocionais do concerto – o mano-a-mano entre Elsa Vandeweyer e Rui Gonçalves.
Gonçalves, o melhor baterista português em actividade, é um caso à parte. Além de possuir as qualidades técnicas e rítmicas que se esperam de um baterista, Gonçalves, sendo intuitivo, sabe ser eficaz, directo e imediato, pertinente sem se deter em arrebiques, maneirismos ou ornamentos despropositados. Neste aspecto foi o paradigma dos outros quatro músicos.
Elsa Vandeweyer, mais do que simples colorista no vibrafone, impressionou pelo sentido rítmico e harmónico e capacidade de criar climas propícios aos voos picados e rasantes de Alípio Carvalho Neto (belo timbre, cru e granulado!), e ao contrastante lirismo metálico de Jean-Marc Charmier. Ambos com costela de bons sopradores (Charmier também tocou acordeão), Alípio e Jean-Marc carregaram fogo e lenha para o centro das operações, ajudados por João Hasselberg, contrabaixista discreto na marcação do tempo e competente no desenho de figuras com interesse para a economia e a dinâmica globais. Pese embora a categoria dos seus membros, o IMI vale sobretudo enquanto colectivo, pela capacidade de transportar a música para outra dimensão.
Em síntese, o IMI Kollektief tocou jazz progressivo com gana e vontade de exprimir uma riqueza emocional nascida da tensão dialéctica entre ternura e agressividade. Simples (sem facilitismo), conciso e eficaz. Muito bom. A ovação final foi a merecida resposta por parte do público.

IMI Kollektief - Alípio Carvalho Neto (saxofones), Elsa Vandeweyer (vibrafone), Jean-Marc Charmier (trompete, fliscórnio, acordeão), João Hasselberg (contrabaixo) e Rui Gonçalves (bateria). - Trem Azul Jazz Store, Lisboa, 17.10.2005, 19h30

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Sai amanhã, 18 de Outubro: Steve Lehman - Demian a...
  • 11º aniversário da ZDBQuinta-feira, dia 20 Outubro...
  • Diatribes é um projecto novo de jazz meets electro...
  • Se o assunto é jazz-space-funk, há aqui muito a e...
  • As primícias sanderianas, ainda muito longe do fog...
  • Festa, festa, é com a Arkestra.
  • FC Porto 0 - 2 Benfica
  • "It's the hidden things, the subconscious that lie...
  • "IMAGENSPROJECTADAS"> 3, 4 e 5 de NOVEMBRO 2005> S...
  • Antecipando a interessante entrevista que DAVE DOU...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger