Creation. Das portas do silêncio para cá, passa um crescente drone electrónico, pontuado por uma bateria acústica e farrapos de texturas electrónicas. Criam-se as fundações de um mundo orgânico e palpável, que evolui para um groove trespassado por uma guitarra mutante. We shall say only the leaves, verso do poema Ode to the Confederate Dead, de Allen Tate. Exploding Whales são cinco peças distintas que misturam vestígios ocasionais do post-rock e da electrónica, que ora alternam ora se confundem numa paisagem de harmonias meticulosamente trabalhadas. Melodias com sentido dinâmico e apetência para lidar criativamente com a repetição de padrões, loops e fragmentos, dão mostras de uma eficiente e discreta manipulação sonora, em particular quanto à tessitura da guitarra e do ruido electrónico. Pomme de Terre é talvez o melhor exemplo desta estreita ligação. Ocasionalmente opressiva e saturada (Tight Circumference), outras vezes fina e despojada (Cheese Slices), a música do projecto Exploding Whales, de We shall say only the leaves, colectivo com epicentro em Lisboa, fornece pistas interessantes para futuros desenvolvimentos analógico-digitais. Inúmeras pontas ficam soltas (inacabadas?) a aguardar o regresso que se deseja para breve. Oportunidade a investigar no próximo dia 5 de Outubro, na Galeria ZdB, em Lisboa, no âmbito do Cosmopolis, festival de música electrónica. A seguir. tube'024 We shall say only the leaves Exploding Whales