Com data de saída prevista para 13 de Novembro próximo, muitos de nós vamos finalmente poder conhecer The Songs, a obra que marcou a estreia em disco de Alan Sondheim & Ritual All 770, um bando de músicos que vivia e tocava num loft em Providence, Rhode Island. Originalmente editado pela ora defunta Riverboat Records, The Songs não ficou tão conhecido (se assim se pode falar de material que circulou sempre de mão-em-mão nos meios underground do free jazz e campos sonoros limítrofes) como outros dois de Alan Sondheim com a tribo Ritual All 770: RITUAL e T'OTHER LITTLE TUNE, publicados por Bernard Stollman na ESP-Disk. Gravado em Março de 1967, The Songs passou a figurar a partir de então nas listas de melhores de sempre da música improvisada experimental, pela ousadia que se traduziu em baralhar por completo as fronteiras da música improvisada, experimental e contemporânea, desacademizando as diferentes formas musicais. Obviamente datada, a música de Sondheim & Ritual All 7-70 consegue, todavia, soar hoje fresca e actual.
Alan Sondheim toca guitarras eléctrica e acústica, violino, flauta, vários outros tipos de instrumentos de sopro, xilofone, saxofone alto, shenai, bandolim, koto, cítara, etc. Barry Sugarman toca percussões, tabla, dholak e naquerra; Chris Mattheson, contrabaixo; Robert Poholek, trompete; Ruth Ann Hutchinson e June Fellows, vozes; e J.Z. bateria. The Songs está organizada sob a forma de peça única com vários movimentos sequenciais, em que as vozes, não dirigidas, cantam o libretto escrito por Alan Sondheim, intitulado "Oratorio on the End of Visions", mas que, por qualquer motivo não explicado, acabou por soar a "Oratorio on the End of Illusions". A música que sustenta as palavras não foi escrita, mas sugerida no momento pelas diferentes modulações que as cantoras iam dando ao texto, cantado de frente para trás e de trás para a frente, com acentuação em determinadas passagens.
Segundo Sondheim, a liberdade de criação foi total; a regra da sessão, gravada em dois takes de que se aproveitou a segunda versão (40 minutos), foi apenas uma: para não abafar o som dos instrumentos mais delicados, ninguém mais tocaria assim que soasse a guitarra acústica ou o koto... . Importante reedição da Fire Museum Records, de S. Francisco, califórnia, realizada a partir de um disco de vinil, conseguindo obter uma muito razoável qualidade sonora. Alan Sondheim & Ritual All 770 - The Songs (FM 04).
Alan Sondheim