Wildflowers: The New York Loft Jazz Sessions Complete
É corrente ouvir-se dizer que o jazz americano dos anos 70 é para esquecer, que a fusion tomou conta das operações deixando pouco ou nenhum espaço para outras formas de expressão dentro do género, e outras meias verdades que são hoje lugar comum. Mas a história tem outras nuances mais complexas que esta linearidade simplista e falaciosa.
Por exemplo, em meados dos anos 70, particularmente em Nova Iorque, o jazz apresentava uma vitalidade pouco comum em décadas anteriores e posteriores. À míngua de contratos para tocar em locais públicos, salas de concertos, bares, etc, e de oportunidades de gravação, parte da comunidade musical nova-iorquina decidiu emigrar para a Europa em busca de melhores condições de vida e criação artística. Outra parte enveredou por actividades paralelas mais ou menos relacionadas com o jazz, como a leccionação e a participação em sessões de estúdio de artistas pop e soul. Outra ainda, resistiu, resolveu ficar e remar contra a maré. Beneficiando de uma baixa no mercado imobiliário nos subúrbios da Big Apple, estes músicos procuraram formas alternativas de mostrar a sua arte ao público, assim contornando a pouca receptividade de empresários e promotores de concertos para divulgar música considerada de diminuto valor comercial.
Foi neste ambiente que na Lower Manhattan surgiu o movimento que veio a ser designado por Loft Jazz, liderado por músicos como Sam Rivers, David Murray, os membros do Art Ensemble of Chicago e do World Saxophone Quartet, Cecil Taylor, e engrossado por dezenas de outros artistas cujo contributo para o esforço comum não deve ser menosprezado. Em matéria de espaços de actuação e de gravação, ficaram para história, entre outros, o estúdio de Sam Rivers, Rivbea (de Rivers e Beatrice), o Ali’s Alley, de Rashied Ali, e o Joe Ladies’ Fort, de Lee Wilson - autênticos laboratórios artísticos em que se reuniam músicos veteranos com as novas e emergentes gerações, mantendo intensa actividade, pese embora parte dos media ter entretanto decretado a morte do jazz.
Durante 10 dias do mês de Maio de 1976, no estúdio de Sam Rivers, localizado em Bond Street, teve lugar um festival cuja gravação deu origem à edição de 5 álbuns. Os Lp´s, produzidos por Alan Douglas, coligiram as várias horas de música tocada naquele espaço por uma impressionante equipa de músicos, alguns dos mais representativos daquele tempo, como Sam Rivers, David Murray, David S. Ware, Roscoe Mitchell, Anthony Braxton, Byard Lancaster, Oliver Lake, Jimmy Lyons, Julius Hemphill, Henry Threadgill, Fred Hopkins, Sunny Murray, Don Moye e Steve McCall.
Anos passados, os originais 5 Lp’s editados pela Douglas, foram reunidos numa caixa de 3 CD’s, sob o título Wildflowers: The New York Loft Jazz Sessions Complete (Knit Classics - KF, 2000), que cobre por completo a edição original e dão a conhecer ao público actual a música de uma época que quase caiu no esquecimento. Ao longo dos 22 temas reunidos no triplo CD, complementados por anotações relativas a cada tema e por um bem documentado ensaio do jornalista Howard Mandel, fica-se com uma mais que razoável panorâmica de como soava o jazz/improv daquele tempo em Nova Iorque. Um documento único e imprescindível, que, além da música, encapsula o ambiente que se vivia nela e à volta dela. Wildflowers: The New York Loft Jazz Sessions Complete (Knit Classics - KF, 2000)
Disc One: 1) Jays: Kalaparusha McIntyre- tenor saxophone; Chris White- bass & electric bass; Jumma Santos- drums; 2) New Times: Ken McIntyre- alto saxophone; Richard Harper- piano; Andrei Strobert- multiple percussion; Andy Vega- conga; 3) Over the Rainbow: Sunny Murray- drums; Byard Lancaster- alto saxophone; David Murray- tenor saxophone; Khan Jamal- vibes; Fred Hopkins- bass; 4) Rainbows: Sam Rivers- soprano saxophone; Jerome Hunter- bass; Jerry Griffin- drums; 5) USO Dance: Henry Threadgill- alto saxophone; Fred Hopkins- bass; Steve McCall- drums, percussion; 6) The Need to Smile: Harlod Smith- drums; Byard Lancaster- tenor saxophone; Art Bennett- soprano saxophone; Olu Dara- trumpet; Sonelius Smith- piano; Benny Wilson- bass; Don Moye- conga; 7) Naomi: Ken McIntyre- flute; Richard Harper- piano; Andy Vega- conga & percussion; Andrei Strobert- multiple percussion; 8) 73° Kelvin: Anthony Braxton- alto & contrabass saxophones, clarinet; George Lewis- trombone; Michael Jackson- guitar; Fred Hopkins- bass; Barry Alstchul- drums; Phillip Wilson- percussion; 9) And Then They Danced: Marion Brown- alto saxophone; Jack Gregg- bass; Jumma Santos- conga.
Disc Two: 1) Locomotif No. 6: Leo Smith- trumpet; Oliver Lake- alto saxophone; Anthony Davis- piano; Wes Brown- bass; Paul Maddox- drums; Stanley Crouch-drums; 2) Portrait of Frank Edward Weston: Randy Weston- piano; Alex Blake- bass; Azzedin Weston- conga; 3) Clarity 2: Michael Jackson- acoustic guitar; Oliver Lake- soprano saxophone & flute; Fred Hopkins- bass; Phillip Wilson- drums; 4) Black Robert: David Burrel- piano; Stafford James- bass; Harold White- drums; 5) Blue Phase: Ahmed Abdullah- trumpet; Charles Brackeen- tenor & soprano saxophones; Masujaa- guitar; Leroy Seals- electric bass; Rickie Evans- acoustic bass; Rashied Sinan- drums; 6) Short Short: Andrew Cyrille- drums; Ted Daniel- trumpet; David S. Ware- tenor saxophone; Lyle Atkinson- bass; 7) Tranquil Beauty: Hamiet Bluiett- clarinet & baritone saxophone; Olu Dara- trumpet; Butch Campell- guitar; Billy Pastterson-guitar; Juney Booth- bass; Charles Bobo Shaw- drums; Don Moye- drums; 8) Pensive: Julius Hemphill- alto saxophone; Abdul Wadud- cello; Bern Nix- guitar; Phillip Wilson- drums; Don Moye- percussion.
Disc Three: 1) Push Pull: Jimmy Lyons- alto saxophone; Karen Borca- bassoon; Hayes Burnett- bass; Henry Maxwell Letcher- drums; 2) Zaki: Oliver Lake: alto saxophone; Michael Jackson- electric guitar; Fred Hopkins- bass; Phillip Wilson- drums; 3) Shout Song: David Murray- tenor saxophone; Olu Dara- trumpet & flugelhorn; Fred Hopkins- bass; Stanley Crouch- drums; 4) Something’s Cookin’: Sunny Murray- drums; David Murray- tenor saxophone; Byard Lancaster- alto saxophone & flute; Khan Jamal- vibes; Fred Hopkins- bass; 5) Chant: Roscoe Mitchell- alto saxophone; Jerome Cooper- percussion, saw & drums; Don Moye- drums.