Criamos música a partir de qualquer fonte capaz de produzir um som interessante, que possa ser gravado num computador e posteriormente manipulado. Discos de vinyl, programas de televisão, bandas sonoras, instrumentos musicais feitos à mão, velhas cassettes, cabos eléctricos, e uma gama enorme de objectos que produzem som. Usamos um antigo sampler Korg ES-1, um sentetizador/vocoder microKorg, um antigo sentetizador digital de fabrico soviético, o Unost-21, a máquina de ritmos soviética Lel PSR, várias guitarras e processadores de efeitos. Quanto a software, usamos Reactor, AudioMulch, Crusher X, entre outros. Tudo isto permite-nos criar música num vasto espectro de estilos, desde os drones ao glitch, passando por vários tipos de noise, que combinamos em gravações ou em apresentações ao vivo.Assim se auto-define o projecto CD-R, a iniciativa musical extrema partilhada por Nikita Golyshev e Stas Bobkin, que teve início em Dezembro de 2002, em Moscovo. A primeira edição oficial do duo maravilha intitulou-se CD-RW e consistiu em movimentos de fusão glitch e ruído digital. A segunda, Signal System, foi pelo mesmo caminho estético, explorando vários territórios do noise moscovita, género com muitos seguidores na capital russa.
Em 2003 e 2004, Os CD-R fizeram várias aparições no Dom, em Moscovo, com Alexei Borisov, Ivan Sokolovsky, Michael Gendreau, Jeffery Surak, Franz Pomassl, etc, estabelecendo-se como um nome importante nos circuitos noise da capital. Os discos estão à venda na Misteria Zvuka, uma loja na estação de metro Bagrationovskaia, em Moscovo.
A netlabel belga Entity acaba de editar uma obra deste duo russo, a reformulação de um set que havia sido desenhado para apresentação ao vivo: CD-R - Aspekt / Audience / Ascent. Trata-se de uma colecção de paisagens surreais em três ciclos distintos, compostas segundo o plano de trabalho que o duo definiu para si próprio: criação de drones de guitarra eléctrica multidimensionais e de diferentes tonalidades, com ampla profundidade de campo, misturados com field recordings e camadas sobrepostas de sons analógicos e digitais com origem em fontes sonoras aparentemente não identificáveis, que se projectam à nossa frente num espaço e num tempo ilimitados. Música espectral carregada de significado, feita por homens, mas que também pode ser apreciada por aliens.
Para aceder a estas experiências basta descarregar a partir da página da Entity o ficheio compactado contendo a totalidade dos 10 temas de Aspekt / Audience / Ascent, num total de 43 minutos de música sequencial. Mistérios a descobrir sem quebras ou interrupções, com auscultadores, de preferência. Uma viagem alucinante, aviso já. À cautela. CD-R: Noise from Moscow.
CD-R - Aspekt / Audience / Ascent (Entity)