Image hosted by Photobucket.com
16.5.05
 
Image hosted by Photobucket.com

Criamos música a partir de qualquer fonte capaz de produzir um som interessante, que possa ser gravado num computador e posteriormente manipulado. Discos de vinyl, programas de televisão, bandas sonoras, instrumentos musicais feitos à mão, velhas cassettes, cabos eléctricos, e uma gama enorme de objectos que produzem som. Usamos um antigo sampler Korg ES-1, um sentetizador/vocoder microKorg, um antigo sentetizador digital de fabrico soviético, o Unost-21, a máquina de ritmos soviética Lel PSR, várias guitarras e processadores de efeitos. Quanto a software, usamos Reactor, AudioMulch, Crusher X, entre outros. Tudo isto permite-nos criar música num vasto espectro de estilos, desde os drones ao glitch, passando por vários tipos de noise, que combinamos em gravações ou em apresentações ao vivo.
Assim se auto-define o projecto CD-R, a iniciativa musical extrema partilhada por Nikita Golyshev e Stas Bobkin, que teve início em Dezembro de 2002, em Moscovo. A primeira edição oficial do duo maravilha intitulou-se CD-RW e consistiu em movimentos de fusão glitch e ruído digital. A segunda, Signal System, foi pelo mesmo caminho estético, explorando vários territórios do noise moscovita, género com muitos seguidores na capital russa.
Em 2003 e 2004, Os CD-R fizeram várias aparições no Dom, em Moscovo, com Alexei Borisov, Ivan Sokolovsky, Michael Gendreau, Jeffery Surak, Franz Pomassl, etc, estabelecendo-se como um nome importante nos circuitos noise da capital. Os discos estão à venda na Misteria Zvuka, uma loja na estação de metro Bagrationovskaia, em Moscovo.
A netlabel belga Entity acaba de editar uma obra deste duo russo, a reformulação de um set que havia sido desenhado para apresentação ao vivo: CD-R - Aspekt / Audience / Ascent. Trata-se de uma colecção de paisagens surreais em três ciclos distintos, compostas segundo o plano de trabalho que o duo definiu para si próprio: criação de drones de guitarra eléctrica multidimensionais e de diferentes tonalidades, com ampla profundidade de campo, misturados com field recordings e camadas sobrepostas de sons analógicos e digitais com origem em fontes sonoras aparentemente não identificáveis, que se projectam à nossa frente num espaço e num tempo ilimitados.
Música espectral carregada de significado, feita por homens, mas que também pode ser apreciada por aliens.
Para aceder a estas experiências basta descarregar a partir da página da Entity o ficheio compactado contendo a totalidade dos 10 temas de Aspekt / Audience / Ascent, num total de 43 minutos de música sequencial. Mistérios a descobrir sem quebras ou interrupções, com auscultadores, de preferência. Uma viagem alucinante, aviso já. À cautela. CD-R: Noise from Moscow.
CD-R - Aspekt / Audience / Ascent (Entity)


 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Confirmada está a (excelente!) programação do JAZ...
  • WHERE IS THE LOVE? Está na ZDB, Bairro Alto - Lx....
  • O programa é todo ele composto por música de Antho...
  • A norte-americana John Simon Guggenheim Memorial F...
  • VISION festivalFESTIVAL visionVISION festivalfesti...
  • Vijay Iyer. O pianista que vem a Coimbra. Ao Jazz ...
  • A composição do Tentet de Peter Brötzmann, na ediç...
  • Grande concerto do DKV, ao vivo na Holanda em 2000...
  • Ken McIntyre, o virtuoso. Assim ficou conhecido o ...
  • Nas comemorações dos 21 anos da criação da Fregues...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger