Criamos música a partir de qualquer fonte capaz de produzir um som interessante, que possa ser gravado num computador e posteriormente manipulado. Discos de vinyl, programas de televisão, bandas sonoras, instrumentos musicais feitos à mão, velhas cassettes, cabos eléctricos, e uma gama enorme de objectos que produzem som. Usamos um antigo sampler Korg ES-1, um sentetizador/vocoder microKorg, um antigo sentetizador digital de fabrico soviético, o Unost-21, a máquina de ritmos soviética Lel PSR, várias guitarras e processadores de efeitos. Quanto a software, usamos Reactor, AudioMulch, Crusher X, entre outros. Tudo isto permite-nos criar música num vasto espectro de estilos, desde os drones ao glitch, passando por vários tipos de noise, que combinamos em gravações ou em apresentações ao vivo. Assim se auto-define o projecto CD-R, a iniciativa musical extrema partilhada por Nikita Golyshev e Stas Bobkin, que teve início em Dezembro de 2002, em Moscovo. A primeira edição oficial do duo maravilha intitulou-se CD-RW e consistiu em movimentos de fusão glitch e ruído digital. A segunda, Signal System, foi pelo mesmo caminho estético, explorando vários territórios do noise moscovita, género com muitos seguidores na capital russa.
Em 2003 e 2004, Os CD-R fizeram várias aparições no Dom, em Moscovo, com Alexei Borisov, Ivan Sokolovsky, Michael Gendreau, Jeffery Surak, Franz Pomassl, etc, estabelecendo-se como um nome importante nos circuitos noise da capital. Os discos estão à venda na Misteria Zvuka, uma loja na estação de metro Bagrationovskaia, em Moscovo.
A netlabel belga Entity acaba de editar uma obra deste duo russo, a reformulação de um set que havia sido desenhado para apresentação ao vivo: CD-R - Aspekt / Audience / Ascent. Trata-se de uma colecção de paisagens surreais em três ciclos distintos, compostas segundo o plano de trabalho que o duo definiu para si próprio: criação de drones de guitarra eléctrica multidimensionais e de diferentes tonalidades, com ampla profundidade de campo, misturados com field recordings e camadas sobrepostas de sons analógicos e digitais com origem em fontes sonoras aparentemente não identificáveis, que se projectam à nossa frente num espaço e num tempo ilimitados. Música espectral carregada de significado, feita por homens, mas que também pode ser apreciada por aliens.
Para aceder a estas experiências basta descarregar a partir da página da Entity o ficheio compactado contendo a totalidade dos 10 temas de Aspekt / Audience / Ascent, num total de 43 minutos de música sequencial. Mistérios a descobrir sem quebras ou interrupções, com auscultadores, de preferência. Uma viagem alucinante, aviso já. À cautela. CD-R: Noise from Moscow.
CD-R - Aspekt / Audience / Ascent (Entity)