Image hosted by Photobucket.com
22.3.05
 
Image hosted by Photobucket.com

Gosto muito de ouvir o pianista Joel Futterman. E mais ainda em trio com o primo Ike Levin, saxofonista tenor e clarinetista, e com o baterista Alvin Fielder, que com Futterman e o saxofonista de New Orleans, Edward "Kidd" Jordan, gravou o fenomenal Southern Extreme, publicado em 1998 pela Drimala Records. A mesma formação gravou ainda o Live at Tampere Jazz Happening (2000), na Finlândia.
Futterman, que também toca saxofone soprano, lembra por vezes um Cecil Taylor menos turbulento, espacialmente mais concentrado e poupado nas notas, características que partilha com os colegas neste especioso Resolving Doors. São elas que ajudam a fluidificar discurso, carregado de fisicalidade, emoção e enlevo espiritual. O veterano Joel Futterman, que tocou com Jimmy Lyons, Rahsaan Roland Kirk e Joseph Jarman, depois de décadas de carreira, apresenta renovada mátéria-prima com que constrói pontes para o diálogo com Ike Levin, ímpar na combinação de expressionismo e melodia. Outro ponto alto do disco é o vigoroso trabalho de bateria de Alvin Fielder. Mas há muito mais para explorar nas seis composições espontâneas de Resolving Doors.
Joel Futterman/Alvin Fielder/Ike Levin – Resolving Doors (Charles Lester Music, 2004)


 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Prossegue alegremente a discussão à volta de Eric ...
  • Fred Anderson e Robert BarryEm 1996 realizou-se o ...
  • Anthony Braxton, piano; Dave Douglas, trompete; Ma...
  • Palavras Desencarnadas II Ciclo Granular na Abril ...
  • Numa onda multidimensional experimentalista, apete...
  • No Jazz on 3, esta semana há John Surman ao vivo e...
  • Ainda os "Injustos Esquecidos"
  • Do inesgotável mundo das netlabels de que o Mr. C...
  • Os compositores russos Eugeny Voronovsky e A. Tzar...
  • De vez em quando, muito de vez em quando, surge na...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger