Em 2005 comemoram-se os 40 anos da fundação da AACM (Association for the Advancement of Creative Musicians), o mais antigo dos colectivos de artistas da música afro-americana, criado por iniciativa de um grupo de músicos de Chicago, à cabeça dos quais o pianista e compositor Muhal Richard Abrams. Foi o advento da expressão «Great Black Music» e da sua afirmação enquanto bandeira musical e política (Malcolm X morreu em 1965), com fortes ligações às raízes afro-americanas do jazz (jazz radical, nesse sentido). Ao longo das quatro décadas de existência, a AACM afirmou-se na cena internacional como um importante catalizador das formas de expressão musical mais vanguardistas e experimentais, que, a partir da «Windy City», se disseminaram por todo o mundo do jazz, estendendo o seu exemplo a outros pontos da América do Norte e à Europa, a partir do final dos anos 60. 40 anos de existência activa da associação comemoram-se condignamente com festividades alusivas, concertos e outras manifestações culturais com especial ênfase nos dias 7 e 8 de Maio, e epicentro no Chicago Cultural Center e no Museum of Contemporary Art, de Chicago.
Os concertos programados envolvem uma série de membros activos da AACM, em conjunto com músicos de Nova Iorque. O AACM Fire Trio, do pianista Jodie Christian, com o co-fundador do AACM residente em Nova Iorque, Reggie Nicholson, e Ari Brown. Participam também George Lewis e Ann Ward; Edward Wilkerson e o fenomenal 8 Bold Souls; e, claro, o papa do free jazz de Chicago, Fred Anderson.
Da terceira geração da AACM, participam a flautista Nicole Mitchell e o Black Earth Ensemble, que acolhe outro grande flautista de Chicago, James Newton. Convidados especiais são Douglas Ewart, Mwata Bowden, Edward Wilkerson, Rita Warford.
O fundador do BAG (Black Artists Group), a congénere da AACM em St. Louis, Oliver Lake, terá um destaque especial. Seguir-se-á o quarteto do trombonista Isaiah Jackson, com Corey Wilkes, trompete, o baterista Vincent Davis, e o percussionista Art "Turk" Burton. A apoteose chegará depois, com a actuação do Great Black Music Ensemble, formação herdeira da original Experimental Band, fundada por Muhal Richard Abrams em 1965 - uma grande orquestra composta de membros da AACM de todas as gerações, que interpretará composições de alguns dos mais distintos entre eles, com Joseph Jarman à cabeça.