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Segundo reza a história, às 20h00 do dia 9 de Dezembro de 1964, John Coltrane, McCoy Tyner, Jimmy Garrison e Elvin Jones entraram no estúdio de Rudy Van Gelder, em Englewood Cliffs, New Jersey, para uma sessão de gravação de 4 horas e meia, produzida por Bob Thiele. Parte dessa música viria a ser editada em LP pela Impulse! sob a forma de uma suite com o título A Love Supreme.
Quase 40 anos depois da histórica gravação da obra-prima de Trane, Ashley Kahn, jornalista e autor de Kind of Blue: The Making of the Miles Davis Masterpiece (Granta Books, 2000), elaborou aquele que é o primeiro estudo detalhado sobre o maior projecto musical de John William Coltrane, intitulado A Love Supreme, The Creation Of John Coltrane's Classic Album.
Como nasceu a obra, porque razão influenciou tanta gente e atingiu uma audiência tão vasta, são algumas das questões a que Kahn pretende dar resposta. “Não havia regras à partida” – disse Elvin Jones – “Ou por outra, havia uma única regra: todos os músicos estavam concentrados em torno da personalidade de um homem”. E esse homem tinha um projecto que vinha a preparar desde o fim do verão, princípio do outono de 1964 (“A primeira vez que tenho tudo pronto”). Ashley Kahn traça o retrato da criação do álbum através da análise do equilíbrio entre composição e improvisação, forma e energia; e de como a polirritmia afro se funde com o lado lúgubre do jazz modal, o perfume exótico das músicas orientais, a fúria e a urgência do free jazz; a gitação do bebop, a familiaridade dos blues e o êxtase do gospel.
Para este estudo Kahn contou com a ajuda da família de Coltrane, dos próprios membros do quarteto e dos outros nomes ligados à gravação, cujas participações em sexteto estão incluídas no duplo CD que o grupo Verve, através da Impulse! publicou em 2002: A Love Supreme: The Deluxe Edition - o contrabaixista Art Davis e o saxofonista Archie Shepp. Desta edição consta ainda o concerto que o quarteto deu no Festival de Jazz de Antibes, em 26 de Julho de 1965. São esses takes que Kahn escalpeliza a fundo no livro e assim tenta iluminar os passos da concretização de uma das maiores obras musicais do Século XX – A Love Supreme.
Edição da Granta Books, Londres, 2003. Um
capítulo para abrir o apetite.


 


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