A criação e edição musical na net continua de vento em popa. São cada vez mais as paragens em que é possível aos artistas e criadores das várias sensibilidades sonoras darem a conhecer o trabalho que fazem, sem passar pelas decisões das editoras formais, sejam elas nano, micro, médias, grandes ou gigantones. No caso da música experimental e improvisada a dificuldade de penetração pelas vias clássicas é um caso bicudo, porque o critério, apesar de mitigado, continua a ser o vende ou não vende, o artista está disponível para suportar os custos de gravação e edição e ainda sobra algo para pagar uns copos à malta? Provavelmente não. Para preencher o espaço que noutro modelo estava reservado à intermediação, fosse ela a de pagar ao criador ou a que ainda lhe esportulava um tanto para as despesas, a solução passa cada vez mais pelo faça e edite você mesmo o que quiser quando bem entender. Significa isto um abaixamento da qualidade por falta de crivo editorial? Nalguns casos sim, noutros nem tanto. No da Fuzzy Panda Recording Co. parece-me bem que não. A plataforma tem quem saiba da poda e deite um ouvido conhecedor. Assim me pareceu da escuta que fiz de alguns dos projectos propostos, 17 até à data, a começar pelo mais recente, Orchard & Ponds – Preparations [pf017], da minha predilecção. Nathan Mclaughlin e Stephen Tyler propõem momentos protagonizados por drones de guitarra eléctrica e outras fontes em diferentes cruzamentos, referências e tonalidades minimalistas, música que convoca o mistério do desconhecido. Diz o artista sobre o modus faciendi: «Completely done behind closed doors, and in somewhat secrecy from even the old bag and the little one who shares the apartment with me. A strange affair full of poor recording techniques and overly thought out ideas. But it was not a solo effort at all and is based all around that old bag and the little one I share my space, my time, and heart with».