ESPAÇOS POLIFÓNICOS
Rachele Gigli & Alípio C Neto Brazilian Ensemble
Sardegna - Alentejo - Pernambuco
A exposição "ESPAÇOS POLIFÓNICOS", de Rachele Gigli, é uma síntese do encontro da imagem com o som. Inspira-se na composição da polifonia musical de Alípio C Neto, através de um estudo realizado em conjunto na Sardegna (Itália), Alentejo (Portugal) e Pernambuco (Brasil).
"No meu trabalho tentei evidenciar a diversidade e a analogia de três lugares, aparentemente distintos e distantes geográfica e culturalmente, uma polifonia que eu defino como espacial e que se baseia nas formas polifónicas praticadas pelas três culturas étnico-musicais levadas em consideração: a da Sardegna, a do Alentejo e a de Pernambuco". (Rachele Gigli)
Rachele Gigli nasceu em Grado, Itália, estudou em Milão, Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Rússia, terminando por se formar na Universidade de Roma Tre em Línguas e Literaturas Estrangeiras com uma tese sobre a obra "Tiempo de Silencio" do escritor espanhol Luis Martín-Santos. Actualmente Rachele Gigli prepara um outro projecto intitulado Pietra Dinamica (Pedra Dinâmica), onde, através da representação de paisagens naturais das formas lunares, busca libertar a "pedra" do conceito de inércia que a acompanha. (Foto: ACN)
Alípio C Neto BRAZILIAN ENSEMBLE
Alípio C Neto - saxofones tenor e soprano
Ivan do Espírito Santo - saxofone barítono
Thelmo Cristovam - saxofone C melody
Osman Junior - baixo eléctrico
Luciano Mamão - percussão
Márcio Silva - bateria
(Foto: Rachele Gigli)