Lembrei-me de revisitar um Blue Note pelo qual tenho um fraquinho especial, este clássico de Tina Brooks, gravada em 1960. É certo que Back to the Tracks não tem o acabamento e a quase perfeição de True Blue, o disco que Tina conseguiu editar em vida, por entre os mil percalços que ela se reservou, No entanto, captou por inteiro o lado mais autêntico e espontâneo dos blues vividos pelo saxofonista. A companhia que escolheu é outro dos factores que concorre para o equilíbrio formal e substantivo que atravessa o disco de uma ponta a outra, e que lhe dá um ar moderno, de obra aberta e inacabada, metáfora da vida breve que Harold Floyd "Tina" Brooks levou. O trompetista Blue Mitchell ladeia Tina Brooks; Rudy van Gelder colocou o piano de Kenny Drew à direita, com Paul Chambers, contrabaixo, e Art Taylor a fechar a secção rítmica. Jackie McLean tem uma breve aparição no tema Street Singer, para desequilibrar e fazer a diferença, como se diz em futebolês corrente. A notícia é que Back to the Tracks teve agora reedição em duplo LP, não nas tradicionais 33 rotações associadas ao formato, mas em 45 RPM, para maior qualidade sonora, diz quem sabe.