Musgos e Líquenes
Exposição Colectiva de 6 Artistas Contemporâneos da Estónia
Galeria Santa Clara, Coimbra
De 28 de Março a 28 de Maio / 2009
A Galeria Santa Clara acolhe entre 28 de Março e 28 de Maio 2009 uma exposição colectiva de 6 artistas contemporâneos nascidos ou residentes na Estónia, John Grzinich, Evelyn Müürsepp, Toomas Thetloff, Anna Hints, Svetlana Bogomolova e Peeter Laurits.
A exposição, que pretende dar a conhecer a vitalidade criativa da comunidade artística de um país báltico situado no outro extremo da Europa, é realizada no âmbito de um acordo de cooperação existente entre dois centros de experimentação artística, o Centro de Residências Artísticas de Nodar, um espaço de criação em artes media gerido pelo colectivo artístico Binaural, localizado numa pequena aldeia rural do concelho de S. Pedro do Sul, e o MoKS – Centro para a Arte e Prática Social, localizado na aldeia de Mooste, Estónia.
Três dos artistas presentes na exposição (John Grzinich, Evelyn Müürsepp, Toomas Thetloff) foram artistas residentes em Nodar no ano de 2008, sendo que respectivas obras a expor foram realizadas a partir do contexto rural daquela aldeia. Os outros três artistas (Anna Hints, Svetlana Bogomolova e Peeter Laurits) serão artistas residentes em Nodar ao longo de 2009 e apresentarão na exposição obras emblemáticas anteriores.
A exposição envolve três séries de obras fotográficas (“Charons Crossing” da autoria de Peeter Laurits, “Early Childhood Lessons" de Anna Hints e “Aliens and Gummy Bears" de Svetlana Bogomolova) e três criações vídeo (“Nodar Flowlines” de John Grzinich, “Kudum” de Evelyn Müürsepp e “A Film” de Toomas Thetloff).
A exposição é curada por Luís Costa, coordenador do Centro de Residências Artísticas de Nodar, por Olga Maia Seco, responsável pela Galeria Santa Clara e por Peeter Laurits, artista visual da Estónia e membro do MoKS.