Image hosted by Photobucket.com
21.12.08
 

Photobucket

Uma passagem pela Secção Coltrane da Estante 1 (como cresceu e se multiplicou...) para a escolha de um disco ao acaso, não vale ver... e é Dakar que vem à rede, um Prestige de 1957 que já não ouvia há um bom par de anos. Maravilha, a sessão de 20 de Abril de 1957, gravada no estúdio de Rudy Van Gelder, em New Jersey, com uma curiosa geometria formada por três saxofones, um tenor (John Coltrane) e dois barítonos (Cecil Payne e Pepper Adams), mais Mal Waldron (piano), Doug Watkins (contrabaixo) e Art Taylor (bateria). A música afirma-se bem dentro da tradição, convencional dentro do hard-bop que vigorava à época, longe ainda da explosão da segunda metade da década seguinte. O que não impede que haja momentos de pura intensidade, com os três sopradores a “picarem-se” reciprocamente. Mal Waldron está à vontade no centro das operações, a estabelecer as coordenadas e a distribuir jogo para a frente, onde Pepper Adams, em grande forma, recebe e converte em belos solos, alguns dos melhores que lhe ouvi. Sem dúvida que a Prestige publicou melhor Coltrane desta fase, safra que deu perto de uma dúzia de LPs (as sessões completas Prestige andam por aí à venda), quando ainda não se tinha emancipado do quinteto de Miles. É o caso de Black Pearls, por exemplo, ou de The Last Trane, mas não se fica nada mal servido com a audição de Dakar.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Ageless Calm in Times of War, é o novo projecto el...
  • Coax, Nicolai Vassend, da Noruega para a Kahvi Col...
  • Insectes - Volumes 1, 2 e 3 [lapetitemaison 27]
  • Daniel Lercher - Resonanzen [alg046]http://lercher...
  • Salvem os ricos!
  • Nobu Stowe (Jazz Tokyo) entrevista Marilyn Crispel...
  • Lord Byron liga com acusmática? The Experiment: Th...
  • Collected Works of Enrico Caruso (Part I & Part II)
  • Top 5 Disruptive Music-Making Technologies [WIRED]
  • selfmademusic - kinema ikon soundtracks remixed [a...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger