Image hosted by Photobucket.com
8.7.08
 

Photobucket

A ideia, além de meta-musicalmente interessante, resultou bem. “A fábrica e a sua voz – texturas sonoras da indústria têxtil”. Ou uma via de estudo da arqueologia industrial do Séc. XIX numa perspectiva sonora, pesquisada através do ambiente original de uma fábrica de lanifícios oitocentista movida a energia hidráulica, segundo processos industriais em uso numa época anterior à da máquina a vapor, ambiente transportado a este tempo de tecnologia electrónica, com duas revoluções industriais de permeio. A exposição/instalação sonora, constituída por quatro peças (Wheel Room; Weaving; Work Canteen; e Cardroom), foi montada in loco na Fabbrica della Ruota di Pray, em Itália, ao cabo de meses de investigação no interior do edifício, gravações, produção e pós-produção. Trabalho de fhievel (Luca Bergero) e Luca Sigurtà, dois artistas da sonorização, sonoplastia e experimentalismo musical, originários de Biella, e ligados às correntes do minimalismo electrónico. Juntos, com Claudio Rocchetti, já haviam publicado Pocket Progressive na mesma Creative Sources Recordings (cs024), em 2005, noutro tipo de contexto e com propósitos muito diferentes, mais ligados à improvisação electroacústica. O que Bergero e Sigurtà pretenderam com The Wheel (cs113), foi trazer de volta a voz das máquinas há muito emudecidas, voz distante apresentada tal como se nos aparecesse em sonhos, filtrada, manipulada, distorcida, porém reconhecível como pertencente a um tempo e a um espaço conhecidos, mas projectada numa dimensão espectral e fantasmagórica inteiramente nova, acentuada pela vastidão do espaço natural que lhe era próprio. Durante semanas a dupla cirandou pela vastidão reverberante das salas da velha Fábrica da Roda, instalando microfones, cabos, computadores, material electrónico diverso, pondo em funcionamento canais de água, a grande roda e seu desdobramento noutras rodas dentadas, elevadores, carris, rotativas, correias de transmissão, engenhos vários, sem-fins, veios e teares, ao mesmo tempo que gizavam um plano para memória futura de uma paisagem sonora situada num tempo remoto, a que não faltam as vozes das centenas de homens que lá trabalharam, porque as podemos imaginar.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • International Computer Music Conference 2008«The 2...
  • Faz parte da fornada de Junho da britânica Leo Rec...
  • Crónicaster 031 - Carlos Santos: “Orla” «This aud...
  • ImproJazz # 147 - Julho-Agosto/2008
  • Improvised Music From Japan, Vol. 9
  • Capítulos musicais de radioarte, instalação sonora...
  • http://www.escritanapaisagem.net
  • A maior mostra de música portuguesa realizada até ...
  • ¡¡¡Bienvenidos a ORO MOLIDO!!! Ya está en tus man...
  • Comets on Fire Live in concert at Paradiso (Amster...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger