Image hosted by Photobucket.com
13.6.08
 

Photobucket

Prosseguindo este breve périplo pelo mundo das netlabels, formas alternativas de edição musical a ganhar espaço cada vez maior e mais importante como meio de divulgação de alguns dos projectos mais interessantes da actualidade, entidades que vão aparecendo como cogumelos um pouco por todo o mundo e em todos os géneros e subgéneros musicais, sinal de que muita coisa está a mudar nos conceitos e paradigmas ao nível da concepção, produção e edição musical pós-revolução digital. Visto que as mais interessantes (aqui) são as que se relacionam com as áreas da nova música improvisada, electrónica, electroacústica e field recordings, proponho agora uma visita à norte-americana Wandering Ear, editora lançada em 2006, que já vai na oitava edição, e que foca a sua atenção em material sonoro criado a partir de gravações de campo com pós-produção em computador. Orientada por Nathan Larson e Mike Hallenbeck, a dupla tem feito por manter um nível de qualidade elevado nas produções que divulga, prevalecendo uma certa homogeneidade estética, um fio condutor entre os oito fascículos. A mais recente edição da Wandering Ear – o projecto A Small Ceremonial Soaking Of Moving Sounds (Ascsoms), Realms (25') – é um trabalho do britânico Adam J Wimbush, artista sonoro que manipula electronicamente as gravações de campo, identificadas em cada tema, para desafiar o ouvinte à respectiva identificação, registos que o próprio Adam J Wimbush/Ascsoms realiza e altera posteriormente através de processos ligados à improvisação, remistura, loop e composição instantânea, que têm por base sons originais e sons clonados, num curioso e interessante jogo de som e eco, de luz e sombra.
Nathan Larson, do Minnesota, é também co-fundador da Dark Winter, editora irmã da Wandering Ear, que desde 2002 se tem vindo a especializar no dark ambient e noutros aspectos menos convencionais da música de raiz electrónica próxima de temáticas ambientais de tons escuros e melancólicos do dim, do noise e dos drones industriais. Uma forma de arte sonora abstracta que tanto oscila entre as cores vivas e variadas e o conteúdo monocromático, cujas origens remotam às primeiras experiências de Brian Eno, que, com David Bowie, idealizou o som fixado na segunda parte de Low, disco seminal de 1977, da fase "Berlim". Um bom exemplo do "som" Dark Winter é a edição de Cordell Klier & Datura 1.0 - Repeal Compulsion, o apuro e sofisticação em matéria de ambient noise por dois dos seus cultores de referência na cena norte-americana de Minneapolis, Cordell Klier e Datura 1.0. (Para a Isabel Palma).

Photobucket

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Calarco/Juárez - Tierra Abierta [Resting Bell]
  • Ernesto Rodrigues & Hans W. Koch: NostalgiaErnesto...
  • siji19 / 3 Soundscapes / Scott Smallwoodcomposed b...
  • TRANSPORT vol. 1, vol. 2 e vol. 3Compilation Théma...
  • Heribert Friedl, John Hudak, Jason Kahn, Kenneth K...
  • Luigi ArchettiFragments on Speed, Slowless and Ted...
  • Picturing Music: The Return of Graphic Notation - ...
  • Tzesne - La Comarca [alg040]Do País Basco, nova ed...
  • Aymeric de Tapol - Call from Outside a Window«Ayme...
  • Do Laos, Ayankoko!!! - Sakda Sissi [headphonica]«H...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger