Image hosted by Photobucket.com
1.6.08
 
Estreia em disco do duo PRAED, do suíço Paed Conca (baixo eléctrico, clarinete e electrónica) e do libanês Raed Yassin (contrabaixo, rádio, fita magnética e electrónica). Em The Muesli Man (Creative Sources Recordings # 120) fabricação sonora a quatro mãos fornece interessantes combinações e perspectivas de entender a arte sonora no presente imediato e de perspectivar o desenho do que no futuro se pretende explorar. Musicalmente, o duo devolve-nos um olhar sofrido e irónico sobre o mundo interior e exterior (The Muesli Man…), por via de uma imagética simbólica da violência das sociedades actuais, seja ela emergente das agressões da vida urbana dos dias que correm, seja num contexto de terror e de guerra explícita (o Líbano, que também é a terra de Mazen Kerbaj e Sharif Sehnaoui, há décadas que não conhece outro ambiente), cuja brutalidade e insensatez colocam em evidência. Nessa medida, construir, desmanchar, voltar a colocar pedra sobre pedra, é um processo comum ao que se vive no dia-a-dia, no qual o que hoje parece sólido, amanhã cai por terra e tem que ser reconstruído. É dessa mesma precariedade estrutural em permanente mutação (nada se perde, nada se cria, tudo se transforma), que vive a música de Paed Conca e Raed Yassin. PRAED, termo que resulta da aglutinação dos nomes dos artistas, simboliza, em termos práticos, a convergência e a interacção entre som e imagem em directo, com particular enfoque na discussão que mantém através de práticas tradicionais na abordagem dos instrumentos e de novas formas de entender aquele relacionamento, descarnadas e desmontadas a partir de ligações restabelecidas noutros moldes a partir dos fios da memória próxima e distante.
A panorâmica beneficia de uma gestão ampla do espaço acústico, no qual os artistas vão colocando os sinais sonoros de forma dinâmica, como actores que em palco representam diferentes papéis, ora afastando-se para dar lugar ao outro, ora sobrepondo o discurso. É deste modus operandi, assente na variedade de estímulos proposta e a assertividade da sua produção em tempo real, que nasce a marca da originalidade da música do PRAED. Ela assenta numa contínua exposição das ideias entre o som natural do clarinete e do contrabaixo e a alteração por via electrónica, desconjuntado e espalhado em fragmentos de novo amalgamados com sons de televisão, rádio, ruídos esparsos com que polvilham as texturas que se vão sobrepondo. Os diversos níveis de leitura que The Muesli Man fomenta começam a tornar-se nítidos a partir da terceira audição.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • A netlabel chilena Pueblo Nuevo, venceu do prémio ...
  • John Butcher - The Geometry of Sentiment (Emanem)
  • tube' 125 - uncle bart comes to have breakfastsome...
  • Carlos Santos
  • Tellus Audio Cassettes (1983-1993)....... UbuWeb ...
  • binaural
  • SUONI PER IL POPOLO 2008June 1 to June 30, 2008 in...
  • A 24 de Junho p.f., sai na AUM Fidelity 17 Musicia...
  • Sessão dupla no Jazz on 3. Neste Dutch Special, pr...
  • I.C.P. 005 Instant Composers Pool (1970)Han Bennin...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger