Image hosted by Photobucket.com
4.4.08
 
Piano (Magda Mayas), contrabaixo (Koen Nutters), percussão (Morten J. Olsen) e clarinete baixo (Carlos Galvez Taroncher), tocados por uma alemã, um holandês, um norueguês e um espanhol. A música de Mayas / Nutters / Olsen / Galvez, que fez sensação no festival Total Music Meeting de 2005, tem raízes na Escola Britânica de livre-improvisação pós-Spontaneous Music Ensemble (SME), de base acústica, algo que hoje em dia se ouve cada vez menos dissociado da electrónica. Tenha-se presente como ponto de referência e de partida o SME mais abstracto e vagaroso na progressão. Todas as nove peças do disco incluem idêntica participação dos membros do quarteto, o que, além de enriquecer a criação musical, coloca-a para além dos limites do vocabulário que as diferentes convenções foram sedimentando. A ideia com que se fica é que a música de On Creative Sources (Hail Satan) (cs093) tanto poderia ser composta no instante em que se executa, como penso que foi, como poderia ter sido previamente escrita, processo em linha com o da composição contemporânea. Seja como for, o que releva é que a obra testemunha a admiração do quarteto pela memória da música improvisada europeia, assim como participa de uma multiplicidade de referências musicais relacionadas com o Séc. XX, as mais emergentes das quais talvez sejam as do norte-americano Morton Feldman e a do austríaco Anton Webern, cuja presença se plasma na lentidão fragmentária com que o cortejo progride, e no ambiente soturno, enevoado e carregado de partículas de humidade que atravessa o disco do princípio ao fim. Globalmente, os quatro músicos preferem a contenção à loquacidade. Outro tipo de emoção que se adensa no olhar sobre o timbre, sem perder o fio à meada narrativa, na arte de intervalar silêncios com notas curtas, pontilhismo que preserva a concentração no equilíbrio e na proporção, sem descurar a musicalidade. Apesar de inspirada em sinais que lhe chegam de outros tempos, a obra consegue evidenciar uma poderosa radicalidade criativa, engenho artístico e confecção apurada.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • VARIABLE GEOMETRY ORCHESTRA Freemusic: "Ernesto Ro...
  • Miles Davis, Ornette Coleman e Cecil Taylor, três ...
  • Nasceu viçosa a 'eartrip', uma nova revista sobre ...
  • Conferências - Arte Contemporânea - Oficinas do Co...
  • psi: " I called it psi for all the associations...
  • Ouvir sons subaquáticos registados em directo? E s...
  • Peter Brötzmann & Han Bennink, Total Music Meeting...
  • Luís Lopes HUMANIZATION QUARTET Luís Lopes – guit...
  • RogueWaves, em colaboração com Ouvê, apresenta: "...
  • Hank Jones (n. 1918) em gravações de 1955 para a S...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger