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7.1.08
 
Fascinados pela complexidade dos sons microscópicos e por tudo o que está para lá do som convencional e de não menos convencionais instrumentos musicais, Birgit Ulher (trompete), Ernesto Rodrigues (viola), com Carlos Santos no processamento electrónico em tempo real, procuram em Doppelgänger (Creative Sources Recordings) a redefinição, mais que do papel dos instrumentos, do seu próprio conceito e daquilo que se conhece como resultante possível da execução instrumental. Inomináveis possibilidades sonoras são-nos propostas para funcionar em diferentes planos e contextos, texturas granulares, atrito, afagar de superfícies planas e rugosas, distensão, focagem próxima do objecto, eco, revisão, distância e refocagem. Expressionismo abstracto, pontilhismo, nuance delicada. A par da extensão e criação de um vocabulário alargado, o uso para além dos limites conhecidos do potencial acústico de instrumentos tradicionais, cobrindo zonas escondidas, insuspeitas e improváveis, e pondo em causa o paradigma anteriormente definido. A tónica é colocada no som enquanto ruído ventilado ou raspado, quase se pode ver o ar a circular por dentro do tubo de metal, modulado pela intensidade do sopro, talhado e esculpido pelo accionar das válvulas, ou nascido do afagar, raspar e percutir das cerdas do arco nas cordas metálicas em tensão, num curioso e eficaz mimetismo de sons electrónicos, que nuns casos surgem intencionalmente, noutros são puro acaso. Este aspecto é acentuado com criativo live sampling de Carlos Santos, que consiste em escolher e captar sons acústicos gerados em cada instante e reformulá-los, aumentando as suas propriedades acústicas ou pondo em evidências determinados detalhes, reintegrando-os, desfasados no tempo, na panorâmica geral. Com maquinaria sofisticada ou sem ela, o mais importante é o factor humano, e esse sobressai através da interacção espontânea, da procura de novos códigos de comunicação, choque e aproximação de imaginários, comunhão de ideias sem cálculo nem estudo prévio, aceitando à partida correr os riscos próprios da performance sem rede, na qual ou os artistas se equilibram no fio ou se estatelam cá em baixo. Doppelgänger aí está para provar que tudo correu bem. Como na música do compositor norte-americano Morton Feldman, o silêncio é a moldura na qual os sons são dispostos, sucessivamente projectados. Num curioso paralelismo, tal como a música de Feldman se relaciona intimamente com a pintura, no sentido em que a música é um forma concreta de definição espacial através da cor e da forma na procura da tridimensionalidade, compatível com também redução ou ausência de som. Em Doppelgänger há o mesmo tipo de relação, aqui mais próxima do cinema que das artes plásticas (Doppelgänger é o termo alemão para duplo de cinema), patente não apenas nos títulos escolhidos para os seis episódios (The Idle Class; The One; Welt am Draht; The Third Man; Face/Off; e Johnny Stecchino), mas no mesmo tipo de conceitos, movimentos e de uma dualidade entre o positivo e o negativo da película que é projectada numa tela imaginária. Há um foco de luz entre músico e instrumento e a projecção no tempo e no espaço. Entre Ulher, Rodrigues e Santos há um acordo tácito em cujos termos compor em tempo real é demarcar um território sonoro, é assinalar coordenadas que no instante anterior não estavam lá, mas nascem do sensível equilíbrio entre acção e inércia; é flutuar, forma ilusória de suspensão; é movimento real e aparente, transparência, experimentação, um processo em que música e executante se fixam entre o que é determinado (aquilo que é querido e corresponde a uma vontade deliberada) e indeterminação (o caminho que os sons fazem por si próprios, autonomamente, depois de libertados no espaço). No fundo, Doppelgänger é uma tentativa bem sucedida de responder à questão, a um tempo simples e complexa, de saber onde, como e quando colocar os sons no espaço invisível à nossa frente. O que resulta num desafio para os artistas e num apelo à imaginação do ouvinte, para que também ele organize a sua própria composição enquanto ouve.

 


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