Image hosted by Photobucket.com
20.7.07
 
Alan Sondheim, músico, escritor, investigador, musicólogo e curador da editora norte-americana Fire Museum Records, tem um gosto particular por música exótica, absolutamente fora do comum, e gosta de surpreender o público com peças musicais que espantam pela energia criativa, e que, noutras mãos, dificilmente teriam oportunidade de ser ouvidas. Da música experimental, ao folk e à world, passando pelo jazz e pela weird americana, Sondheim interessa-se tanto por projectos esteticamente inovadores, como pela investigação, descoberta e divulgação de trabalhos de recolha musicológica. É este último o caso de uma gravação realizada em 1974, pelo etno-musicólogo e antropólogo norte-americano Robert Garfias, em Madras (Chennai), capital da província Tamil Nadu, situada no Sudoeste da Índia. Durante a década de 70, Garfias percorreu vários países asiáticos. Foi numa dessas viagens que, ao deambular pelo Sul da Índia munido de um gravador portátil, se deparou com um grupo de músicos itinerantes, tocadores de rua. Os Nathamuni Brothers são uma brass band do genro da das muitas que circulam por aquele imenso território, executando um reportório clássico indiano da música carnática, característica do Sul e culturalmente diferente da hindustani, do Norte. O que chamou a atenção de Robert Garfias, em relação à música dos Nathamuni, além dos aspectos ligados aos estudos académicos e científicos e do gosto pessoal por brass bands em geral, foi o facto de este grupo executar um tipo de ragas que estão formalmente nos limites das convenções da música clássica do Sul da Índia, na medida em que incorporam uma variedade de elementos ‘estranhos’. Criado a partir do som característico do popular nagaswaram (próximo do shenai do Norte, instrumento de palheta dupla da família do clarinete), com a adição de outros instrumentos (tavil, talam, sopro barítono, trompete, saxofone alto e harmónio), o grupo evoluiu para um septeto de sopros e percussão, típico na formação e atípico no reportório. Alan Sondheim, num comentário alusivo à edição, menciona um aspecto muito interessante (e que certamente terá pesado na decisão de publicar o disco), relacionado com o facto de ter encontrado na música dos Nathamuni Brothers elementos que lhe fizeram lembrar o gospel de Albert Ayler, o Klezmer judaico (original ou reconstruído pela parentela zorniana, suponho) – que os Nathumuni jamais terão ouvido – e aquilo que também me parece reconhecível e culturalmente compreensível: elementos das bandas militares e cerimoniais inglesas, assimilados e incorporados nas ragas que se ouvem no disco Madras 1974, uma pequena amostra do imenso poder estético e espiritual da música indiana, rica em harmonias, ritmos, tons e intervalos muito diferentes dos praticados na música ocidental. Madras 1974, com edição limitada a 500 exemplares, tem o lançamento previsto para 30 de Julho próximo. Entretanto, a Fire Museum Records calendarizou para breve a edição de um disco do instalador sonoro português David Maranha (Osso Exótico). Outra bela surpresa anunciada.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Newsletter de 20.07.2007
  • LNGTCHÉ "Music for an untitled film by T.Zärkkof"C...
  • O ex-Arkestra Ahmed Abdullah na finlandêsa TUM Rec...
  • Momento histórico. Por incrível que possa parecer,...
  • Derek Bailey - Improvisation(Cramps Records, 1975)...
  • ZDB::::::::Sexta-feira, 20 de JulhoPerfect_sound_f...
  • Ornette Coleman Anthology - Aki Takase / Silke Eb...
  • David S. Ware Quartet - Aquarian Sound (David S. W...
  • O Ars Nova Workshop programou um concerto com a vi...
  • Lisbon Underground Music Ensemble (LUME) - Free St...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger