Image hosted by Photobucket.com
20.4.07
 

Torben Waldorff, dinamarquês, pertence à nova geração de músicos escandinavos que, sem preconceitos, misturam antigas formas do jazz clássico com as tendências evolutivas mais recentes, mantendo as operações dentro da corrente dominante. Editoras nórdicas como a Moserobie e a LJ Records, entre outras muito activas que vão surgindo, têm dado a conhecer um número considerável de projectos que rolam nestes eixos principais. Com um quarteto que integra Karl-Martin Almqvist, saxofone tenor; Mattias Svensson, contrabaixo; e P-A Tollbom, bateria, todos talentosos e muito escolarizados instrumentistas, o guitarrista de Copenhaga, com fraseado rápido e ideias simples e claras, expõe nove composições suas e uma colectiva, escritas e improvisadas dentro do estilo mainstream moderno, temperado com bons momentos de bom groove atmosférico. Ponto a desfavor será talvez a colagem ocasional ao academismo de Berklee, onde Torben Waldorff passou quatro anos, característica que por vezes amarra o disco a um certo formalismo, lhe arredonda as arestas e tapa a respiração natural. A ausência de chama viva não impede Squealfish de ser um disco suave, melódico e agradável de ouvir, que se mostra mais interessante à medida em que as audições se sucedem. Bom para finais de tarde ensolarados. Edição da LJ Records, com distribuição lusa pela Sonoridades, Porto.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Tim Berne, Craig Taborn e Tom Rainey, The Shell Ga...
  • Südtirol Jazz FestivalRiessler/Levy/Matinier (GER-...
  • Ciclo de concertos do Luís Lopes HUMANIZATION Quar...
  • ALEXANDER VON SCHLIPPENBACH: GLOBE UNITY (MPS Reco...
  • Charles Tolliver & his All Stars. Charles Tolliver...
  • SOUND GRAMMAR, de Ornette Colemanganhou o Pulitzer...
  • Pianista Teru Sakamoto numa sessão de 1980, com os...
  • The 20 things you MUST know about music online
  • Grande, grande Joe Henderson, de 1969. Power to th...
  • Quem disse que não existem fadas improvisadoras?

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger