Image hosted by Photobucket.com
13.11.06
 
Synthesis, Altered Spaces, Summit Conference, Cerebral Caverns, Images… Raramente um criador contemporâneo alcançou obra com uma qualidade média ao nível da excelência. Menos ainda quando tem o peso histórico de Reggie Workman (Filadélfia, 1937), homem que, de estrito contrabaixista nos anos 60, depois de ter amadurecido com Gigi Gryce, Art Blakey, Miles, Eric Dolphy, Monk, Lateef, Shepp, Jackie McLean e Max Roach (Juju, de Wayne Shorter, Four for Trane, de Archie Shepp, e Transfiguration, de Alice Coltrane, ficaram como três referências fundamentais), atravessou discreto os 70 e os 80, para despontar viçoso e em plena maturidade na transição para os 90 como compositor e líder de um ensemble extraordinário. Tome-se qualquer daqueles discos do antigo contrabaixista de John Coltrane (em 1961 substituiu Steve Davis no J. C. Quartet, onde ficou até chegar Jimmy Garrison, tempo suficiente para Olé, The Complete Africa/Brass Sessions, Ballads, Live at the Village Vanguard, Live At The Village Vanguard Again, Newport '63), por ordem cronológica ou aleatória, e ter-se-á a percepção do altíssimo nível que conseguiu com o Ensemble na integração entre jazz e experimentalismo, com discos na Postcards, Leo Records e Music and Arts - Programs of America, Inc.. Sem contar aqui com a outra working band de grande proveito, o Trio 3, de Oliver Lake e Andrew Cyrille.
Solidez rítmica, profundidade de campo, direcção esclarecida e clareza de ideias e liberdade formal definem o som e a atitude deste grande mestre. Além disso, o contrabaixo canta, como cantava o de Mingus. Ao vivo, como em Images (Music & Arts), isso sente-se melhor. The Reggie Workman Ensemble: Reggie Workman, contrabaixo; Marilyn Crispell, piano; Michele Navazio, guitarra; Don Byron, clarinetes; Jeanne Lee, voz; Gerry Hemingway, percussão. Gravação de 1989, The Knitting Factory, Nova Iorque. 1. Suite for H.P. Madame; 2. Medea; 3. November, 1; 4. Jus' Ole Mae (Revisited).

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • James Blood Ulmer, com aspas ou sem aspas no Blood...
  • O jovem guitarrista e oudista canadiano (será assi...
  • Sun Ra & The Arkestra: Sun Ra (piano, piano eléctr...
  • Eastern Sounds, Prestige de 1961, um dos melhores ...
  • Sprout, nova micro-editora do saxofonista improvis...
  • Sun Ra Arkive // Suso Navarrete & The Temple
  • Roscoe Mitchell & The Sound Ensemble. Spencer Bare...
  • Lori Freedman, capa da mais recente CODA Magazine....
  • The House that Trane Built: The Story of Impulse R...
  • ISKRA 1903 ‘Chapter Two’ (1981/3) EMANEM 4303 3-C...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger