Image hosted by Photobucket.com
4.6.06
  Alarm!

Em 1981, a editora alemã Free Music Production (FMP) publicou "Alarm", do Peter Brötzmann Group. Um disco de estalo (stricto sensu) que foi caindo no esquecimento, por não ter havido reedição do Lp original. Uma vez mais, cumprimentos devem ser dirigidos a John Corbett, pela paciente diligência que tem posto na redescoberta e colocação no mercado de obras importantes do free jazz e da free improv das décadas de 60, 70 e 80. Como é o caso deste "Alarm", que ficou para a história como um dos grandes discos de uma banda enorme (que não em tamanho, pois de um noneto se tratava) do lendário Peter Brötzmann, que investia tudo no som cru, por vezes brutal, outras quase lírico. A bordo, além de Brötzmann, um all-star internacional do melhor que na Europa, à época, se dedicava às delícias da free music: o japonês Toshinori Kondo, trompete; o reverendo norte-americano expatriado na Europa, Frank Wright, saxofones; o holandês voador Willem Breuker, também em saxofones; o britânico Alan Tomlinson e o alemão Hannes Bauer em trombone; os sul-africanos expatriados em Londres, Harry Miller, em baixo eléctrico, e Louis Moholo, bateria. E Alexander von Schlippenbach, piano. Que tal?! Conta-se que a certa altura, quando o grupo tocava Jerry Sacem, tema do reverendo Wright, o concerto na Funkhaus de Hamburgo (NDR Jazzworkshop) teve que terminar subitamente, devido a ameaça de bomba na sala. Bom, que havia bomba na sala era notório; mais que ameaça – uma realidade, como se pode ouvir. Quando muito poderia ter havido duas bombas, o que, bem vistas as coisas, talvez fosse demais e nem Brötzmann precisaria desse tipo de concorrência desleal. Comparações? Bom, quem ouviu "Machine Gun" saberá certamente ao que vai. Quem não ouviu, prepare-se para esta boa amostra da “hell raising capacity” de Herr Brötzmann e companhia. Não há ferrugem que resista. Nem bom ouvido.
«The story is simple. We were touring with this band, and the reason I could put the band together in the first place was a radio gig in Hamburg. Michael Naura, chief of the jazz dept there, was setting up a series of on-air concerts in a 200-seat studio, so we performed the first piece, which I called "Alarm." I used the graphic instructions for a reaction to a nuclear emergency, a series of waves and straight tones, repeated in a certain way. We had planned two more pieces, one by Willem Breuker and one by Frank Wright. My piece took about 40 minutes, the first half of the concert. At the end of the performance, Naura came to me – while we were still on the air – and whispered that the house got a bomb threat and had to be evacuated. So I had to bring the piece quickly to and end and the audience was asked to leave the hall. We also had to pack and leave. Police and special forces showed up with all kinds of equipment, gear, dogs – we know all that better now than then. That was the end of the concert and that’s the 40 minutes we have on tape». -Peter Brötzmann, Chicago, October 2005
Peter Brötzmann Group – "Alarm" (Atavistic/Unheard Music Series)

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Tony Conrad faz capa. O compositor, violinista, r...
  • A música do Pan Sonic, duo de Mika Vainio e Ilpo V...
  • Em Março passado saiu na con-v um ep - "More than ...
  • A equipa de Dan Warburton, com Marcelo Aguirre, Cl...
  • Trio de trombone, guitarra acústica e viola. Mathi...
  • SEI MIGUEL, THE TONE GARDENSCreative Sources 067Se...
  • ... Entretanto, na POTLATCH...«During the whole mo...
  • Duas novas de Ken Vandermark na Atavistic: "Gate",...
  • Heddy Boubaker, saxofonista de Toulouse, responsáv...
  • Improvisation Databaseweb design & development: Lê...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger