O pianista e compositor milanês Giorgio Gaslini aborda a herança da personalidade musical mais inovadora, visionária e experimentalista da música afro-americana: Sun Ra, o padroeiro desta casa. Depois de Monk (Gaslini Plays Monk, de 1983) e Ayler (Ayler's Wings, de 1991), na sequência do estudo aprofundado que no tempo de uma vida realizou sobre os maiores nomes do jazz, como Jelly Roll Morton, Thelonious Monk, Albert Ayler, Duke Ellington e John Coltrane, Gaslini diz ter chegado a hora de se abalançar a Sun Ra, que Gaslini considera o último dos grandes compositores do jazz.
Para tal, Gaslini trabalhou meticulosamente durante um ano inteiro na transcrição e arranjo de peças nunca tocadas por Sun Ra em piano solo, de modo a fazer sobressair as qualidades intrínsecas da música, o equilíbrio e a transparência que reflectem a particular visão do mundo do compositor.
Out in Space, A Quiet Place in The Universe, Medicine for a Nightmare, Yucatan, Kingdom of Not, Lanquidity, Satellites Are Scanning, Saturn, When Angels Speak of Love, The Perfect Man, Tapestry for an Asteroid, Discipline 27, The Satellites Are Spinning, Interstaller Low Rays.
"In some far place, many light years in space..."
Giorgio Gaslini - Gaslini Plays Monk (Soul Note)