Image hosted by Photobucket.com
6.3.05
 
Image hosted by Photobucket.com

Agrada-me muito o conceito-base deste projecto antigo de Marco Eneidi, saxofonista alto da Bay Area de S. Francisco: tratar a big band como um instrumento autónomo relativamente aos instrumentos que a compõem. A orquestra toca como um instrumento mais, com Eneidi a definir coordenadas, orientações e directrizes, para que a entidade colectiva progrida musicalmente, acomodando espaço para os solos dos seus membros. Esta versão da American Jungle Orchestra, captada ao vivo em 1996, tinha entre si Glenn Spearman (1947-1998), o lendário sax tenor que ajudou ao ressurgimento do free jazz nos anos 90.
Grande influência tiveram na música de Marco Eneidi os anos em que se formou com Cecil Taylor and Bill Dixon, em Nova Iorque, e especificamente no instrumento, o estilo de Sonny Simmons e de Jimmy Lyons, em cujas estéticas se filia.
Música complexa e difícil de abordar (cada um dos dois discos tem mais de 70 minutos), que exige carradas de atenção da parte do ouvinte. Precisa de tempo para se tornar reconhecível e amigável. Com Glenn Spearman, Jackson Krall, Wadada Leo Smith, Bertram Turetzky, Jon Raskin, Oluyemi Thomas, Bruce Ackley, Phillip Greenleif, Alex Weiss, Matthew Goodheart, e outros.
Marco Eneidi & The American Jungle Orchestra (2 CD Botticelli Records, distr. Eremite Records)


 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Rui Neves > DJing no Purex, Rua das Salgadeiras, 2...
  • Em Ulrichsberg, Áustria, de 5 a 7 de Maio de 2005 ...
  • Procurei e encontrei a preço de combate, We Insis...
  • Flyer do concerto ao vivo do trio AMP, 7 de Março,...
  • Alexander von Schlippenbach, sobre MONK'S CASINO -...
  • Depois de Blackwater Bridge (Gary Hassay e Anne L...
  • Fernando Grilo, Improv 1 (Março/2005)
  • Admiradores à séria de Jimi Hendrix (e candidatos)...
  • Seamus Blake25.06.2001Commodore Ballroom, Vancouve...
  • Gosto à brava desta Symphony no. 5 (Describing Pla...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger