Image hosted by Photobucket.com
28.2.09
 

Photobucket

#301 // March 2009

Bonnie 'Prince' Billy, Andrew Cyrille, Jerry Dammers, Joan La Barbara,
Menace Ruine, Joe Morris, Will Oldham, Seymour Wright, Zomby...

 
 

Photobucket

http://www.flur.pt/FLUR/flur.html

 
 

Photobucket

Andrew Hill - Spiral
(Freedom, 1975)

Lee Konitz, Ted Curson, Cecil McBee, Art Lewis,
Robin Kenyatta, Stafford James, Barry Altschul

Recorded Dec 20, 1974 and Jan 20, 1975, C.I. Recording, NYC

Tomorrow - 3.30
Laverne - 6.00
The Message - 6.00
Invitation - 7.18
Today - 4.42
Spiral - 9.00
Quiet Dawn - 7.15

 
27.2.09
 

Photobucket

tube' 158 - Siegmar Fricke - Autolysis

 
 

Photobucket

Abdul Moimême apresenta o seu trabalho a solo, "Nekhephthu", recentemente editado pela Creative Sources Recordings. Neste projecto, o músico pretende explorar a improvisação através da sonoridade da guitarra eléctrica, por vezes preparando um ou mais instrumentos com objectos do seu universo construtivo, ligando-os directamente aos amplificadores, sem qualquer tratamento ou efeito electrónico. Lisboa, Fábrica Braço de Prata, 27 de Fevereiro - 00h00

 
 

Photobucket

De György Ligeti, compositor romeno de ascendência húngara, naturalizado austríaco, falecido a 12 de Junho de 2006, a Teldec lançou o ano passado um conjunto de 5 discos sob a designação The Ligeti Project. A caixa junta num único acervo os cinco volumes que haviam sido editados individualmente sob a supervisão do compositor. Ausentes do Project estão a música para piano solo e os quartetos de cordas (fazem parte de Clear or Cloudy, edição Deutsche Grammophon, 2006), bem como o Trio for Horn, Violin and Piano, a Volumina for Organ, e a Lux Aeterna, três das mais significativas obras do mestre. Apesar de não esgotar toda a produção musical de Ligeti (nenhuma edição ainda o fez), The Ligeti Project inclui aquelas que são consideradas as mais representativas, como Melodien for Orchestra, Chamber Concerto for 13 Instruments, Piano Concerto, Lontano, Atmosphères, Cello Concerto, Clocks and Clouds, Violin Concerto, Double Concerto for Flute and Oboe, Requiem, Ramifications e muitas mais, em interpretações do Schönberg Ensemble e do Asko Ensemble, dirigidos por Reinbert de Leeuw, e da Berliner Philharmoniker, dirigida por Johnathan Nott. Sendo esta a edição mais abrangente das obras de Ligeti, tem como atractivo adicional fazer-se acompanhar de um ensaio escrito pelo próprio compositor que contém as suas reflexões pessoais sobre cada uma das peças. E o preço é simpático. Na amazon uk o objecto custou-me £17 e uns trocos.

 
 

Photobucket

Ou então...
Touch Radio 39 / Paulo Raposo & João Silva - Book of Hours
Com Carlos Santos

Cúpula do Panteão Nacional, Lisboa

João Silva: taça de cristal
Paulo Raposo: espacialização, difusão multi-canal e processamento em tempo real
Carlos Santos: copo e sino tibetano

"Book of Hours", gravado na excepcional cúpula central do Panteão Nacional, em Lisboa. Os músicos e a audiência encontram-se a 40 metros de altura numa estreita varanda circular. A principal fonte sonora consiste numa taça de cristal, tocada e ressoada por João Silva, com uma baqueta. Paulo Raposo processa estes sons e difunde-os no espaço através de 6 canais, 4 dos quais em pequenas colunas, simetricamente colocadas na circunferência da cúpula. Carlos Santos também se desloca pelo espaço e pela audiência tocando um copo e um sino tibetano. Estas interacções sónicas de "Book of Hours" procuram revelar as qualidades acústicas inerentes do espaço, tornando-se este também um elemento performativo no dialogo acústico.

Paulo Raposo

www.sirr-ecords.com/pauloraposo
http://www.sirr-ecords.com/
João Silva
www.myspace.com/joaomsilva
Carlos Santos
www.myspace.com/carlosmsantos

 
26.2.09
 

Photobucket

«Dois ao Quadrado ou seis horas de som das mais diversas fontes do ruído e da música. Um programa a caminho entre a Rádio Arte e a Decoração de Interiores, da 01h00 às 07h00 no último Domingo de cada Mês, na Antena2, com realização de Pedro Coelho, Inês Almeida e Maria Augusta Gonçalves».
Primeiro capítulo:
1) Transmissão de "Book of Hours", com João Silva (taça de cristal e sino), Paulo Raposo (electrónica e espacialização) e Carlos Santos (copo cristal e sino). Concerto realizado na Cúpula do Panteão Nacional, dia 17 de Janeiro às 21h30, integrado no Ciclo Internacional de Performance.
2) Transmissão do concerto de Bernhard Gal (laptop) no bar O Século, realizado dia 22 de Janeiro, com os convidados Ernesto Rodrigues (viola), Carlos Santos (laptop) e Adriana Sá (saltério e laptop).

 
 

Photobucket

Os admiradores do paisagismo ambiental planante do canadiano Altus bem podem rejubilar. É que saiu mais um volume do empreendimento a que o artista sonoro se tem vindo a dedicar, subtitulado Aural journeys for the mind's eye. Depois de Excursion One, a netlabel Earth Mantra acolhe agora Excursion Two, peça subdividida em dois segmentos: Sanctuary (26:46, 62.7 MB), e Amid Dreams (37:56, 88.9 MB).
http://www.altusmusic.ca/excursiontwo.html

 
 

Photobucket

O veterano jornalista espanhol Juan Claudio Cifuentes, 'Cifu', apresenta A Todo Jazz na Radio 3 da Radio Nacional de España. Acesso aos 45 podcasts do programa através de http://www.rtve.es/podcast/SATODO.xml

 
24.2.09
 

Photobucket

Lasse-Marc Riek - Das Teilen Der Flügel [and.p35]

01. Juringels Warten (18:17); 02. Astra Park (21:11)

 
 

Photobucket

Mezzo, 26.2: Blue Note - A story of Modern Jazz (Part 1)

 
 

Photobucket

Retoma, não retoma, ata, não desata, adia sine die por mais de um ano, quase ano e meio. Afinal foi mesmo o fim da autoplate. A netlabel alemã, subsidiária da sobrevivente thinner, deu a conhecer um total de 50 edições originais de música experimental e improvisada, sobretudo nas áreas drone/glitch, electroacústica e deep ambient, peças que ficam disponíveis na íntegra para descarga na página da editora berlinense. A conta redonda fecha com a estreia de um projecto do artista russo Sergey Suokas, também conhecido por Slow. O hipnotismo de Love [apl050] é o fundo ideal para as despedidas.

 
22.2.09
 

Photobucket

Andre Vida & Lezet - Invasive [ca222] - «Lezet took Andre Vida's live recordings and reorganized some of the materials into small saxophone and spoken word particles. He manipulated those into improvised passages over which he improvised again (this time by using piano keyboards).The result will hopefully be appealing to those who seek an aural challenge». - http://www.clinicalarchives.spyw.com/

 
 

Photobucket

Dia 25 de Fevereiro a Beats Play Free comemorará um ano de existência. A par de outros eventos a assinalar a data, decorrerá no próprio dia uma sessão de multi streaming de cerca de quinze horas na qual será feita uma retrospectiva não exaustiva de algumas das netlabels nacionais em actividade, incluindo uma sessão DJ por Braindance. Na segunda parte do evento terão lugar as prestações live de projectos com trabalhos realizados no domínio da música livre tais como La Main Traumatique, Boiar, IS KYA, Astronota, Empathy Kills e ocp. De assinalar o concerto múltiplo de duas horas (com os vários intervenientes a tocar ao mesmo tempo e em tempo real) que encerrará o evento. http://beatsplayfree.com/

 
21.2.09
 

Photobucket

Antanas Jasenka - Metal Alloy [NTT056]

Antanas Jasenka, o lituano, na netlabel belga entity: «"Metal Alloy" consists of 5 expansive tracks, each featuring exquisite sound design, while exhibiting a high degree of control and emotional depth. The bass tones in this one are incredibly smooth and soothing, the fine modulated ambience is sharp like metal, yet never overly intrusive. Highly recommended!» http://www.electroshock.ru/eng/records/personalities/jasenka/

 
 

Photobucket

Richard Strauss - Der Rosenkavalier
Sächsische Statskapelle Dresden, Fabio Luisi

http://www.mezzo.tv/

 
20.2.09
 

Photobucket

NO IDEA FEST 2009
a collection of artists from around the world in collaboration with five cities

 
 

Photobucket

Quinta, 05 de Março, às 23h00, na ZDB ... Alan Silva & Burton Greene

«Dois dos mais geniais insurrectos da história do jazz, Alan Silva (contrabaixo, sintetizadores) e Burton Greene (piano, sintetizadores) exploram há mais de cinquenta anos todo o campo de possibilidades criativas. Figura nucleares do desenvolvimento identitário do free-jazz – leia-se Nova Iorque, anos 60 –, Silva e Greene formaram em 1963 o Free Form Improvisation Ensemble, pioneiro colectivo centrado nas novas ideias de livre improvisação e composição espontânea. Ao longo dessa década definidora, tanto um como outro gravaram em nome próprio álbuns lendários para a ESP-Disk ("Skillfulness", "The Burton Greene Quartet"), participando também noutras gravações em sessões lideradas por visionários como Sun Ra, Cecil Taylor ou Albert Ayler e actuando regularmente em espaços como o mítico Judson Hall.
Alan Silva, baixista, pianista, etc., tem vivido em Paris desde os anos 70. Aí juntou a fantástica Celestial Communication Orchestra, um delírio multi-instrumental virado para os céus onde todos os vanguardistas expatriados dos EUA encontraram refúgio (Dave Burrell, Lester Bowie, Gracham Moncur III, Steve Lacy, entre muitos outros), e cujo fogo pode ainda hoje ser escutado nas gravações feitas para a BYG-Actuel ("Lunar Surface" e "Seasons"). Nos últimos anos tem multiplicado a sua cadeia de relações, actuando tanto a solo (o público da ZDB experienciou-o assim em 2005) como num conjunto de diferentes formações.
Burton Greene, pianista de dedos místicos, experimentador das múltiplas capacidades dos sintetizadores, também vive na Europa há quase quatro décadas. Activo num sem-número de frentes, tem editado recentemente, através da Tzadik de John Zorn, espantosas sessões imbuídas na tradição musical Klezmer, na qual se envolveu a partir da década de 80.
Testemunhas heterodoxas em permanente descodificação, Alan Silva e Burton Greene são o fulgor criativo de quem soube reajustar a sua existência ao longo do tempo. São pura magia. Nada mais importante que isto vai acontecer em Lisboa nos próximos tempos».

 
 

Photobucket

DOPO - Blue Lands [tube'157]

Última paragem da DOPO viagem. Chegar a um ponto de partida é o melhor que se pode esperar quando a vitalidade não se perdeu pelo caminho. E no caso dos DOPO, colectivo da minha predilecção, o remate da jornada abre as portas ao que daqui para frente se espera: o aparecimento de outros projectos, convergentes ou de desirmanada melancolia, a abraçar pelos músicos que um dia se acoitaram sob aquela designação. O momento é importante, tanto mais que Blue Lands o ponto de maturação de um conjunto de ideias que vinha a ser trabalhado desde 2004, quando o grupo nos entrou pelos ouvidos com a sua música desconcertante, e arrevesada na forma descomprometida como discretamente se foram afirmando no circuito da música informal. Recordo os bons momentos que foram 'Last Blues, To Be Read Someday' e 'For the Entrance of the Sun', na Test Tube, e o CDr 'Crossing Birds', na Foxglove. Sem se levarem muito a sério, deixam uma impressão forte de imperfeição inacabada e de inspirada libertação no modo de criar música livre de todos os rótulos e categorizações, um psicadelismo ante e pós qualquer coisa, sem marcas temporais que lhe prendam o pé, que tanto obedece a escolhas intencionalmente direccionadas como à mais casual e imprevisível derivação, sem rumo nem vontade de chegar. Tudo feito com entrega, entusiasmo e desconcertante ingenuidade. É preciso atrevimento. Acaba o DOPO. Viva o DOPO (depois).

 
 

Photobucket

Mystahr - Into The World Of
[Earth Matra 071]
http://earthmantra.com/

 
 

Photobucket

Alexandros Vasmoulakis
04 feb - 05 mar 2009 - opening: 04 feb 20:00
"Hey Ho! Here we go, ever so high"

a.antonopoulou.art - 20 aristofanous st. 4th floor, psyrri 10554 athens
+30 2103214994 - info@aaart.gr - http://www.aaart.gr/

«The revolution begins from within. Deviating Greece's political inanity Alexandros Vasmoulakis introduces his individuals, as he refers to his figures, in a massive, dark and white, melting party.
"Individual means indivisible", says Vasmoulakis, "any singular thing, the basic unit, subject or object, the one who suffers or the one who hurts, a bachelor or the couple among strangers, any specific object in a collection". Yet individuals interweave in front of Vasmoulakis's eyes in an unforeseen way.
His present work culls from faces and sentiments. Wide-open colorful eyes, shattered bodies, at times dynamic at times paralyzed isolated or coupled Vasmoulakis' individuals debate openly with the audience in the most sharp and eloquent way. Hey Ho! they scream through Syd Barrett's lyrics, Here we go ever so high, rising in revolt initially against some obscure, erotic probably, opponent but essentially against their same self.
"Couples, when they quarrel, are mutually defeated and the losses of this idle fight are hardly countable. Meanwhile, inner conflict is even more blurry and scarcely conscious", says Vasmoulakis. For him corruption hides a shine and in the same time beauty and bliss cloak their seed of decay. Not every conflict has a winner to display and every victory is adulterated with defeat.
"I cannot really relate to the common sense of ugliness;" continues Vasmoulakis, "in Berlin sidewalks are well arranged, straight and wide with beautiful - artistic decoration, street lamps, railing etc, whereas in Athens sidewalks are like the rough sea! all cracked, dirty and narrow, with those awful manholes that make terrible noise when you step on them. The actual hell of pedestrians! I really find this ugliness beautiful."
Inculcated with the principals of ironic-metaphoric language Alexandros Vasmoulakis in his present work uses oppositions to elucidate, ambiguities to emphasize, crystal clear signs to puzzle; like an artistic roamer he defies the borderlines between painting and drawing, street art and installation, unfolding bravely the first steps of each piece in its final form, prompted by an instinctive disgust of secretiveness and using the blank space as a way to open up the painting.
Hey Ho! Here we go ever so high, is the call for a stroll amongst Alexandros Vasmoulakis's individuals and their rioting, if still, point of view». - Kouroubalis, January 2009

 
19.2.09
 

Photobucket

[edp003] ocp - just

 
 

Photobucket

A propósito de 'Sun Ra: Collected Works Vol. 1 - Immeasurable Equation' ... http://thepiratebay.org/torrent/3561648/Sun_Ra_-_61_Albums

 
 

Photobucket

+ [Miga30] VV.AA. "Integral" +
http://www.archive.org/details/miga30

 
 
Photobucket

Quatro novas na Bo’Weavil Recordings:

Anacoreta - Victor Hererro
I Grew From A Stone To A Statue - Black Flowers
Live at Cafe Oto - Alan Wilkinson / John Edwards / Steve Noble
School & Rivers - Tom James Scott

 
 

Photobucket

Nos 80 anos de Fred Anderson...

 
 

Photobucket

Tre eventi Jazz assolutamente imperdibili per l'originalità e la bravura dei componeti del quintetto internazionale Harafè, che si esibirà con tre concerti, per presentare l'inedito Cd la cui uscita è prevista a maggio, di seguito le date:

Giovedì 19 Febbraio 2009 ore 22.00
Fanfulla, via Fanfulla da Lodi, 101 Roma - Pigneto
info@fanfulla.org
Ingresso con tessera ARCI.
Harafè
Alípio Carvalho Neto - tenor and soprano sax
Angelo Olivieri - trumpet and pocket trumpet
Ezio Peccheneda - guitars
Roberto Raciti - double bass
Federico Ughi - drums and flute

Venerdì 20 Febbraio 2009 ore19.00
Teatro della Scuola di Musica Insieme per Fare
via Pelagosa 3, Roma (Montesacro)
Seminario improvvisazione + concerto €10.
info@insiemeperfare.it
Harafè
Alípio Carvalho Neto - tenor and soprano sax
Angelo Olivieri - trumpet and pocket trumpet
Ezio Peccheneda - guitars
Roberto Raciti - double bass
Federico Ughi - drums and flute

Venerdì 27 Febbraio 2009 ore 22.00
Kinà Art Cafè C.so Trieste 49/A, Marino (Roma)
info@kinartcafe.com
Harafè
Alípio Carvalho Neto - tenor and soprano sax
Angelo Olivieri - trumpet and pocket trumpet
Ezio Peccheneda - guitars
Roberto Raciti - double bass
Federico Ughi - drums and flute

Nota: Neto, Alípio C., IMI Kollektief - 4 stars, "The Penguin Guide of Jazz" (9th edition), p. 746.

 
 

Photobucket

Harold Land. Jazz porque si, RNE Radio Clasica

 
14.2.09
 

Photobucket

Morten Riis - Digital Sound Drawings

Digital Sound Drawings [Crónica 039~2009], by danish composer Morten Riis, is a collection of
6 pieces composed through the drawing of images and their direct conversion
into sound. By literally drawing sounds, Morten Riis presents us carefully handcrafted
pieces that are in reality audiovisual creations, due to the great care
that was put on composing not only the sound but also the visual appearance of
their waveforms.
This release is distributed as 24 bit 44.1 KHz AIFF files, and the listener is
encouraged to use a wave editor when listening to the tracks, watching the
waveforms as they play.
http://www.cronicaelectronica.org/

 
 

Photobucket

INSTAL 09
20, 21, 22 MARCH 2009
THE ARCHES, GLASGOW

 
 

Photobucket

Ennio Mazzon, Muffled. Paisagismo sonoro experimental da autoria do artista sonoro italiano. Drones, noise e glitch, texturas variadas em ambiente de sereno minimalismo. Exquisite, como eles dizem. Na audioatalaia, de Barcelona, Espanha. A escutar, na norte-americana Timetheory, The Scent of Morning Lights.

 
 

Photobucket

«While all jazz is improvised music, not all improvised music is jazz. And that is about as good a place to start a discussion about the experimental art form collectively called "improvised music"» (...) - Hugo Kugiya no Seattle Times de ontem, sobre o Seattle Improvised Music Festival, que decorre entre 13 e 15 e entre 20 e 22 de Fevereiro. O programa da 24ª edição inclui Greg Kelley, Liz Tonne, Jonathan Zorn, Christine Sehnaoui, Rachel Thompson, Jonathan Zorn/Rachel Thompson Duo, Doug Theriault, Kelvin Pittman, Andrew Drury, Wilson Shook, Wally Shoup e Gust Burns.

 
13.2.09
 

Photobucket

jeremy bible - lbrnm [resting bell 052]
(reinterpretations of koen parks laburnum)

 
12.2.09
 

Photobucket

Feldman - For Christian Wolff (Bridge, 1986)
California EAR Unit, Dorothy Stone (flauta), Vicki Ray (piano)

«For Christian Wolff is one of Morton Feldman's final compositions, and stands alongside the four-hours-plus For Philip Guston, the 70-minute For John Cage, and the six-hour String Quartet II. Writing about hearing this work, Christian Wolff says that “I found the experience of listening to it beautiful and interesting – it moves away partly from our (Morty's, John Cage's and mine) original preoccupation with just sound and sonority into areas of self-awareness about listening, being a listener, as such, because there's so much time to be thinking of this and that as well as just listening.” The California EAR Unit's performances of Feldman's For Philip Guston (BRIDGE 9078A/D) and Crippled Symmetry (BRIDGE 9092A/B) have received high praise from the international musical press» - Bridge Records

 
8.2.09
 

Photobucket

Cinco na Just Not Normal antecipam a lua cheia de nove:

JNN029
Philip Wilkerson - Penumbra
JNN028
v4w.enko - Dot Seq Livies Podcaszzs
JNN027
Palancar - The land of the electric monsters
JNN024
Petal - And the end was also not a beginning
JNN023
Dzlav - Toy machines and scavenged melodies

 
 

Photobucket

IMPROJAZZ #152 - Fevereiro de 2009

 
 

Photobucket

Pharoah Sanders - Izipho Zam (My Gifts)
[Strata East, 1973, rec. 1969]

P. Sanders, Cecil McBee, Sirone, Billy Hart, Majid Shabazz, Sonny Sharrock, Nat Bettis, Tony Wylie, Chief Bey, Lonnie Smith, Sonny Fortune, Howard Johnson, Leon Thomas.
http://nevertravelled.blogspot.com

Photobucket

 
 

Photobucket

Andrea Borghi - Selected Works: 2001 - 2006
[and.p32]

«Andrea Borghi is an Italian sound artist who creates electronic music using his own Max/MSP software for real-time sound treatments, and he often performs within an audio/visual context. Andrea graduated from the National Academy of Fine Arts in Carrara and studied electronic music, piano and composition at the Giacomo Puccini Music Conservatory in La Spezia. Andrea's work has also been exhibited at galleries in Italy, France and Germany. Andrea is to have an upcoming collaboration CD release entitled " Quaalude" on a/O with Dino Bramanti, who is probably best known as a member of the group Sinistri. Andrea will also have a track featured on the a/O online homage project for Michelangelo Antonioni entitled "Translations Of Opacity", which is intended to be an online counterpart for the upcoming CD project for the late Italian film director entitled "Trilogy And Epilogue"».

Photobucket

 
 

Photobucket

TEMPORADA LÍRICA DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
Puccini La Bohème * Ópera em quatro actos. Libreto: Giuseppe Giacosa e Luigi Illica segundo Scènes de la vie de bohème de Henry Murger. Direcção musical: Julia Jones. Encenação: Peter Konwitschny. Cenografia e figurinos: Johannes Leiacker. Desenho de luz: Steffen Boettcher. Orquestra Sinfónica Portuguesa. Coro do TNSC.
Dias 6, 10, 12, 16, 18 e 20 de Fevereiro, às 20:00h
Dias 8, 14 e 22 de Fevereiro 2009, às 16:00h
Dia 8, 16:00h, transmissão directa na Antena 2
Matinée Famílias > 14 de Fevereiro
La Bohème 1.zip // La Bohème 2.zip

 
7.2.09
 

Photobucket

POINT OF DEPARTURE

Issue 21 - February 2009

Page One: a column by Bill Shoemaker
What's New?: The PoD Roundtable
A Fickle Sonance: a column by Art Lange
The Book Cooks: Thriving on a Riff
Far Cry: a column by Brian Morton
Moment's Notice: Recent CDs Briefly Reviewed
A European Proposal: a column by Francesco Martinelli
Travellin' Light: Matt Wilson
Ezz-thetics: a column by Stuart Broomer
Free Jazz: The Point of Departure Contest

 
6.2.09
 

Photobucket

Excelente oportunidade de travar conhecimento com um disco do duo de Bengt Berger (bateria) e Kjell Westling (clarinete baixo e saxofone sopranino) de meados de 70. Berger e Westling eram, ao tempo, dois dos mais activos músicos improvisadores suecos de free jazz “clássico”, brilhantes não menos clássico formato de sopro e bateria, como parte do colectivo Ett Minne för Livet. O som de Live in Stockholm 77, originalmente gravado para emissão radiofónica pela Rádio Suécia, é potente, incisivo e de malha apertada, como era típico do ambiente nórdico dos anos 70, na ressaca do contraneanismo final. Influência matricial esta que o duo tempera com a componente europeia, fascinada que andava com os ventos do médio-orientais. Datado, sim, mas de muito boa datação. Edição da sueca Country & Eastern.

 
 

Photobucket

Ravel - Piano Concerto in G major
Hélène Grimaud, piano
Chamber Orchestra of Europe, Vladimir Jurowski

 
 

Photobucket

Piscis - Arturo viene por mí
[ruidemos 081]

«Se trata probablemente de la obra más ruidista y de mayor carácter expresionista hasta la fecha del mexicano Piscis. Compuesta de cuatro variaciones, directas, movedizas y chirriantes, que son cuatro instantáneas de una misma idea musical con figura de grito franco y airado, lo que cambia en cada caso es casi imperceptible bajo la opaca masa de sonido, donde la materia es apretada y discurre sin freno, resultando deslumbrante la intensidad de los impulsos y sus rápidos desplazamientos. Más allá de la superficie podemos interceptar, en un entorno de convulsiones y estiramientos, voces embarulladas dando forma y peso al espacio sonoro irregular. Tras este primer bloque apiñado, toma las riendas, primero, Jab Lemur, desde Perú, quien convierte lo que acabamos de escuchar en muros y ladrillos, grietas y fisuras de ruido digital, hasta desmelenarse. Seguidamente, los mexicanos Lapatentependiente, velan por compactar aún más la densidad de cada estímulo en una feria de luces y colores que no tiene parangón. Finalmente, cierra el disco la grandiosa alegría rítmico-festiva de Orvonton, igualmente desde México, quien se ejercita de paso en subrayar aterciopeladamente los contrastes. Una obra como una inyección de adrenalina llena de ricas sustancias y una gran personalidad por los cuatro costados».

 
4.2.09
 

Photobucket

WBGO/NPR - Robert Glasper: The Inauguration Session

«Pianist Robert Glasper is a recent example of the freedom principle at work — a young man who's walking proof that art is forever the great (small-d) democrat. The 30-year-old Houston native is one of the major pianists of his time, with a gift for harmony that evokes the very best in jazz. It's that mysterious feeling that rides tandem with American creative genius, the sense of liberation of the body and soul that, according to John F. Kennedy, "finds its greatest flowering in the free society"» - WBGO

 
3.2.09
 

Photobucket

Por entre as edições de jazz e improv que vão saindo em catadupa, à razão inversa do interesse que despertam, surge este disco do percussionista norte-americano Gerry Hemingway com o saxofonista britânico John Butcher, registo áudio de um conjunto de prestação ao vivo em Buffalo e em Nova Iorque, datadas de 2005. Como seria de esperar antes da audição de Buffalo Pearl, Butcher e Hemingway voltam àquilo que sabem fazer muito bem: criar e arrumar sons da maneira mais emocionante e intelectualmente estimulante que se pode ouvir no actual estado da arte. Sopros e percussão arriscam picos de tensão que não se encontram noutro qualquer par de instrumentistas. Todos os momentos são relevantes neste processo, cada átomo de som faz pleno sentido em si mesmo e nas relações interactivas que se estabelecem no instante da criação. Editado em Julho de 2008 pela Auricle Records, de Gerry Hemingway, e distribuído pela JazzLoft.

 
1.2.09
 

Photobucket

SONUS, jukebox de peças de música electroacústica, de computador e arte sonora, electrónica em tempo real, radiofonia, paisagismo electrónico, field recordings, etc.. A base de dados é organizada e mantida pela Communauté Électroacoustique Canadienne (CEC), do Departamento de Música da Universidade de Concordia, em Montréal. Com mais de 1800 composições de centenas de artistas, SONUS é um manancial de inesgotável interesse para ouvintes e compositores. Estão já disponíveis para acesso púiblico os resultados da nona edição do concurso anual 'Jeu de Temps / Times Play - JTTP 2008', dirigido a novos compositores canadianos. A partir da página da CEC é possível conhecer os trabalhos e as apresentações dos 35 compositores admitidos a concurso, bem como as 5 peças vencedoras.

 
 

Photobucket

KEVIN PARKS + JOE FOSTER: Prince Rupert Drops [HOMOPHONI 035]

 
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  •  Na edição de 2012 do Festival Música Viva, esta q...
  • Fabula (CS 220) dá título à peça única improvisaç...
  • Jazz em Agosto 2012
  • jonas kocher ~ solo Alors que son précédent di...
  • lefolk – weather to shore lefolk is audio/video a...
  • Cecil Taylor, Wadada Leo Smith, Peter Brötzmann,...
  • Sun Ra: Space Is the Place[UbuWeb] Avant-garde jaz...
  • Tem saída prevista para Março próximo, na norte-am...
  • RELENTLESS (Sébastien Branche & Artur Vidal) Met...
  • derrick hart – fall asleep to this [RB078] [http:/...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger